Afetividade e Narrativa Revisitada: um olhar sobre a memória teleafetiva dos telespectadores de Tieta

Autores

  • Mario Abel Bressan Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Palavras-chave:

televisão, memória, memória teleafetiva, redes sociais, afeto

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo analisar a afetividade dos telespectadores da telenovela Tieta, a partir da memória teleafetiva. A pesquisa responde como aparecem os afetos da audiência ao revistarem uma narrativa audiovisual 28 anos depois, e que tipo de elementos afetivos pode contribuir para o sucesso da telenovela, desencadeando uma memória teleafetiva. Como procedimento metodológico, aplica-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), identificando os sentidos léxicos das postagens no twitter durante a primeira semana da estreia de Tieta, no Canal Viva, de 01 a 06 de maio de 2017. O resultado final demarca que a memória teleafetiva evidencia afetos ao revisitar uma narrativa audiovisual e evoca prazer com as rememorações.

Biografia Autor

Mario Abel Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2001), mestrado em PPG em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Coordenador da Especialização em Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital. Coordenador do Grupo de Pesquisa Redes e Convergências Tecnológicas (RCT - UNISUL) e membro do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV - PUCRS / UFRGS) 

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Publicado

2019-02-14

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Artigos