Breve aproximação ao significado de “O toque em cinema” na sobrevivência do arquivo no filme de Harun Farocki: Der Ausdruck der Hände / A brief approach to the meaning of “The touch in cinema” through the survival of archive in Harun Farocki’s movie: The Expression of Hands
Palavras-chave:
Anacronismo, memória, sobrevivência do arquivo, toque / Anachronism, memory, archive survival, touchResumo
O arquivo tem um papel muito especial no cinema de Harun Farocki (Nový Jicin, Neutitschein, Sudetengau: hoje Républica Checa). Em Berlim, na formação como realizador na Academia Alemã de Cinema e Televisão de Berlim (dffb), foi bastante influenciado por Bertolt Brecht e por Jean-Luc Godard que muito contribuíram para os seus primeiros filmes/ensaios não narrativos sobre a política de imagens. O filme Der Ausdruck der Hände (30 min. Video-BetaSp, 1:1,37 ) 07.09.1997), produzido por Harun Farocki Filmproduktion (Berlim) para a WDR - Westdeutscher Rundfunk, recolhe várias leituras (em cenas individuais da história do cinema) em que as mãos organizam a imagem e a narrativa. A partir da análise a um filme-documentário de Harun Farocki esboça-se uma tentativa de aproximação ao significado de “o toque em cinema”.
The archive has a very special role in the cinema of Harun Farocki (Nový Jicin, Neu tschein, Sudetengau: now Czech Republic). As a young student director at the Berlin Academy of Film and Television in Berlin, was strongly influenced by Bertolt Brecht and Jean-Luc Godard, who gratefully contributed to his first non-narrative films / essays on image politics. The film Der Ausdruck der Hände (30 min. Video- BetaSp, 1: 1,37) 07.09.1997), produced by Harun Farocki Filmproduk on (Berlin) for WDR - Westdeutscher Rund- funk, collects several readings (in individual historical lm scenes) in which the image and the narrative are organise by the hands. From the analysis of a documentary film by Harun Farocki, will be made an attempt to approached the meaning of “the touch in cinema”.
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