O recurso ao intertexto com o cinema no discurso publicitário / The use of intertext with cinema in advertising discourse
Palavras-chave:
Publicidade, intertextualidade, descodificação, cinema, literacia mediática / Advertisement, intertextuality, decoding, media literacyResumo
A narrativa publicitária recorre com frequência à intertextualidade com o cinema. Por uma questão de reconhecimento imediato, estratégia de criar empatia com o recetor ou simples artifício com vista a iludir a atenção e a facilitar a transmissão e rápida descodificação da mensagem. Numa época em que tudo se precipita no manancial de signos com que somos bombardeados, desenvolver uma metodologia de análise de anúncios publicitários é uma habilidade útil na formatação de competências transversais essenciais na construção de futuros profissionais de comunicação. No presente artigo disserta-se sobre este cruzamento de referências entre o cinema e a publicidade e a importância de fomentar a competência intertextual no jogo de codificação/descodificação de sentidos no discurso mediático, contribuindo, deste modo também para a literacia mediática e a estimulação da capacidade crítica, condições essenciais para o bom desempenho de qualquer atividade na área da comunicação.
The media narrative discourse often use intertextuality with cinema as a matter of immediate recognition, a strategy to foster empathy with the receiver or as the easiest way to elude and get a quick transmission and decoding of the message. In a time when everything rushes the wellspring of signs that bombard us, the development of methods for advertising’s messages analysis is a powerful tool to develop essential soft skills in future media professionals. This paper presents examples of cross-reference between film and advertising in order to increase the role of intertextuality in encoding and decoding media discourses, enabling the development of skills that will enhance media and critical literacy as essential conditions for the good performance of any activity in the area of communication.
Referências
CASTRO, João Pinto e (2007). Comunicação de Marketing. Edições Sílabo.
FERREIRA, Ivone, PRIOR, Helder e BOGALHEIRO, Manuel. (2008). “Em defesa de uma retórica da imagem” in Martins, M.L.; Pinto, M. (orgs.) Comunicação e Cidadania. Actas do 5o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
GALHARDO, Andreia, PERESTRELO, So a. (2000). Encontros e desencontros da arte e da publicidade, Comunicação e Sociedade. Cadernos do Nororeste, Vol. 14 (1-2). pp. 511-526.
GALHARDO, Andreia. (2002). A sedução no anúncio publicitário: Expressão lúdica e espectacular da mensagem. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
GARDIES, René (org). (2011). Compreender o cinema e as imagens. Edições Texto & Grafia.
JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. (2006). Imagem e Pedagogia. Edições Pedago.
JAUSS, Hans Robert. (1970). A literatura como provocação. Veja.
JOLLY, Martine. (2005). A imagem e os signos. Edições 70.
LIPOVESTKY, Gilles, SERROY, Jean. (2007). O ecrã global. Edições 70.
LOPES José Miguel de Sousa (s/d). Educação e Cinema. Novos olhares na produção do saber. Profedições.
METZ, Chris an (1980). O significante imaginário. Psicanálise e Cinema, Horizonte do Cinema, Livros Horizonte.
SILVA, Andreia. (2011). Aprender a pensar através de pequenos filmes. in Avanca |Cinema. pp. 529-533.
TORNERO, José Manuel Pérez (coord). (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Novas linguagens e consciência crítica. Porto: Porto Editora.
VOLLI, Ugo (2004). Semiótica da Publicidade. A criação do texto publicitário. Arte & Comunicação. Edições 70.
CAMILO, Eduardo. (2005). Duração mínima, alusão máxima ou a ditadura da elipse. Apontamentos sobre a montagem do filme de publicidade, www.bocc.ubi.pt/pag/ camilo-eduardo-filme-de-publicidade.pdf (acedido em Março 2013).
GENETTE, Gerard. (2006). Palimpsestos, a literatura de segunda mão http://pt.scribd.com/doc/46591105/GE- NETTE-Gerard-Palimpsestos (acedido em 2013).
LOPES, Paula. (2011). Literacia(s) e literacia mediática, CIES e-working paper No 110 www.cies.iscte.pt/ destaques/documents/CIES-WP110_Lopes.pdf (acedido em Maio 2013).
LOPES, Paula Cristina. (2012). Avaliação de competências de literacia mediática: o que medir, como medir e com que instrumento? VII Congresso Português de Sociologia. www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0116_ ed.pdf (acedido em Janeiro 2013).
KERRINGAN, Finola. (2011). A view to a brand: introduction the filme brandscape. European Journal of Marketing h p://www.academia.edu/1907896/A_View_to_a_ Brand_Introducing_the_Film_Brandscape (acedido em Maio 2013).
ZALMAN, Amy. (2012). Intertextuality for strategic communication. http://strategic-narrative.net/blog/2012/12/ intertextuality-for-strategic-communication/ (acedido em Março 2013).
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).