Contribuição da semiótica na construção de uma dimensão sensível no contexto comunicacional
Resumo
Propõe-se uma reflexão sobre a dimensão sensível no contexto jornalístico experiencial, revisando experiências pioneiras e o impacto comunicacional. Percorre-se a dimensão sensível a partir de práticas relacionadas ao experiencial, como o jornalismo artístico e o jornalismo estético, tentando relacionar jornalismo e artes, destacando a contribuição semiótica. Defende-se que existe uma base para o estudo empírico da dimensão sensível do ato comunicativo salientando-se as relações que se estabelecem e que podem ser localizadas no Mapa das relações comunicativas, em que podem ser destacadas tanto questões problemáticas, quanto possibilidades experienciais que podem ter relação com experimentação e arte, entre as quais se destaca resultado empírico, uma prática jornalística que pode contribuir para a evocada construção da comunicação do futuro. Conclui-se que se possa valer de diferentes possibilidades de relações comunicativas para fazer frente aos desafios em um contexto em que a dimensão sensível se destaca nas práticas comunicacionais experienciais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).