Os significados dos presentes das marcas para influenciadores digitais e os novos regimes de visibilidade
Palavras-chave:
semiótica, antropossemiótica, presente, publicidade, influenciadores digitais, marcasResumo
O objetivo deste trabalho é explorar os processos de significação envolvidos nos presentes ofertados por marcas a influenciadores digitais. Como metodologia, inicia-se com revisão bibliográfica sobre o presente e o ato de presentear, seguido de esforço interpretativo antropossemiótico (Perez, 2020) sobre dimensão empírica que contou com três entrevistas com influenciadores digitais. Em um primeiro momento, tem-se o entendimento desses presentes como objetos publicitários (Orlandini, 2022), a partir da intersecção entre a Antropologia e os estudos da Cultura Material com as pesquisas de comunicação e marcas. Em seguida, parte-se da teoria antropológica da dádiva (Mauss, 2008), chegando nas dimensões do presente e do presentear no contexto contemporâneo (Perez & Pompeu, 2021) para a compreensão da inserção dos objetos publicitários recebidos por influenciadores em lógica neoliberal pautada pela racionalidade, sem que deixem de integrar o entendimento ritualístico circular do presente como signo de mediação entre objetos materiais e afetos, envolvendo significados relacionados a reciprocidade, identidade e sustentabilidade.Referências
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