A produção comunicacional da escuta da Nona Sinfonia nos jornais brasileiros de 1918
Palavras-chave:
Escuta musical, Interpretante, BeethovenResumo
Este artigo analisa escutas da Nona Sinfonia de Beethoven como fenômeno de comunicação pelo viés semanalítico (KRISTEVA, 2012) da produção. A escuta musical é concebida como resultado de uma produção de sentido que trabalha aquilo que é musicalmente escutável no interior de um conjunto de materiais bem delimitado. Não se trata, portanto, de retornar a uma fenomenologia da escuta (SCHAEFFER, 2003), nem de aferir a relação entre as escutas expressas e uma suposta escuta adequada (ADORNO, 2009), mas sim de investigar a proliferação de escutas por seus signos e hábitos interpretantes. No território de escutas específico das publicações em jornais nacionais da época da estreia brasileira da Nona (1918), voltamo-nos para o Interpretante Normal com vistas à compreensão dessa comunicação que sempre já constitui as escutas que ela parece simplesmente expressar.
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