Os suplementos de TV sob o olhar da semiótica francesa
Resumo
Este estudo se debruça sobre os suplementos voltados para o universo da televisão, encontrados em três jornais que circulam no Rio de Janeiro: O Globo, Extra e O Dia. O objetivo é analisá-los a partir da semiótica de linha francesa, com o intuito de revelar que tipo de enunciatário é configurado a partir de seus textos. A metodologia consiste em uma análise qualitativa, a partir de um corpus representativo, que busca aplicar os conceitos fundamentais da teoria no nível discursivo para compreender os discursos produzidos em tal material. É possível, portanto, descrever tais publicações como espaços destinados a um leitor específico, ligado a temas do cotidiano, muito além do caráter informativo advindo do resumo das telenovelas. Por meio dos textos introdutórios de cada edição é possível admitir que tais discursos suprem a curiosidade de seus leitores, bem como lhes acrescentam saberes ajustados à coimagem do sujeito da enunciação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).