A narratividade e a discursividade em Vida Maria: uma experiência semiótica na sala de aula
Palavras-chave:
semiótica, narrativa, curta-metragem.Resumo
O presente trabalho visa a analisar o discurso presente no curta-metragem Vida Maria, uma animação em 3D, lançada no ano de 2006, produzida pelo animador gráfico Márcio Ramos. O processo de análise ocorreu a partir da leitura individual da pesquisadora; de uma interpretação, sem mediação da pesquisadora, através de textos escritos, produzidos por 28 alunos de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal; e de uma interpretação oral, com mediação da pesquisadora, feita pelos mesmos alunos, após a coleta dos textos escritos. O trabalho tem o intuito de observar a compreensão leitora dos alunos, como eles se posicionam em relação aos elementos narrativos e discursivos do texto/vídeo e como articulam seus argumentos para defender seus pontos de vista, sem e com a intervenção da pesquisadora no ato de ler, com vistas a uma reflexão sobre uma possível alternativa ao professor de Língua Portuguesa, para uma atuação, no âmbito da leitura de textos, com base na semiótica greimasiana. Todas as análises foram feitas com base nessa teoria, respeitando o percurso gerativo de sentido proposto pelo linguista Algirdas Julien Greimas.
Referências
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