Comunicar a responsabilidade social: um modelo de comunicação para as universidades públicas portuguesas
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional e Estratégica, Missão Organizacional, Responsabilidade Social Organizacional, Universidades Públicas.Resumo
O presente trabalho pretende compreender e explicar a relação entre os fenómenos da comunicação e da responsabilidade social a partir da observação de quatro universidades públicas portuguesas, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.
Utilizando o estudo de caso múltiplo como método de pesquisa, procurou-se observar dois fenómenos: 1) a missão das universidades públicas portuguesas na sociedade contemporânea; e 2) e o papel da comunicação organizacional e estratégica no cumprimento dessa missão, mediante a criação de um modelo capaz de prescrever as melhores práticas de comunicação para o cumprimento da responsabilidade social destas instituições.
Os resultados da investigação mostraram que as universidades têm a missão de acompanhar e promover o progresso das sociedades, através do conhecimento e investigação que produzem. Este protagonismo assume particular relevância na atualidade, num momento em que as expectativas face à sua atuação crescem e os públicos se diversificam. E, quando bem planeada e articulada com a estratégia organizacional, a comunicação pode ajudar as universidades a cumprir a sua missão social, gerando valor para si e para a sociedade. Isso implica, contudo, uma evolução dos modelos de comunicação das universidades que precisam de ser mais participativos.
Referências
Azevedo, S. F. d. (2019, 05/06/2019) Entrevista com o Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto entre 2014 e 2018/Entrevistador: S. Silva.
Balonas, S. (2014). Olhar o público interno: o fator crítico nas estratégias de responsabilidade social. In T. Ruão, T. Ruão, P. Salgado, R. d. Freitas & P. C. Ribeiro (Eds.), Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debate (pp. 73-86). Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Baxter, P. & Jack, S. (2008). Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report, 13(4), 544-559.
Brennan, J. (2008). Higher education and social change. Higher Education Quarterly, 56(3), 381-393. doi:10.1007/s10734-008-9126-4
Bulotaite, N. (2003). University Heritage—An Institutional Tool for Branding and Marketing. Higher Education in Europe, 28(4), 449-454. doi:10.1080/0379772032000170417
Cabrito, B. G. (2004). O Financiamento do Ensino Superior em Portugal: entre o Estado e o Mercado. Educação & Sociedade, 25(88), 977-996.
Carvalho, R. d. (1986). História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar - Caetano (3 ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Casablancas-Segura, C., Llonch, J. & Alarcón-del-Amo, M. a. (2019). Segmenting public universities based on their stakeholder orientation. International Journal of Educational Management, 33(4), 614-628. doi:doi.org/10.1108/IJEM-02-2018-0079
Castro, R. V. (2019, 23/02/2019) Entrevista com o Professor Doutor Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho (UMinho)/Entrevistador: S. Silva.
Chaudhri, V. (2014). Corporate Social Responsibility and the Communication Imperative: Perspectives From CSR Managers. International Journal of Business Communication, 1-24. doi:10.1177/2329488414525469
Chile, L. & Black, X. (2015). University–community engagement: Case study of university social responsibility. Education, Citizenship and Social Justice, 10(3), 234-253. doi:10.1177/1746197915607278
Cruz, G. B. (2008). O essencial sobre a História da Universidade. Lisboa: Impresa Nacional - Casa da Moeda.
Eisenegger, M. & Schranz, M. (2011). Reputation Management and Corporate Social Responsibility. In Ø. Ihlen, J. L. Bartlett & S. May (Eds.), The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 128-146). Oxford: John Wiley & Sons.
Entrevista com o responsável de comunicação da Universidade do Porto. (2016, 07/06/2016) /Entrevistador: S. Silva.
Entrevista de comunicação com o responsável de comunicação da Universidade da Beira Interior. (2016, 15/06/2016) /Entrevistador: S. Silva.
Esgaio, A. & Gomes, S. (2018). Livro verde sobre Responsabilidade social e instituições de ensino superior. Lisboa: PRESS FORUM, SA - Comunicação Social.
Etang, J. L., Lugo-Ocando, J. & Ahmad, Z. A. (2011). Ethics: Corporate Social Responsibility, Power and Strategic Communication. In Ø. Ihlen, J. L. Bartlett & S. May (Eds.), The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 170-187). Oxford: John Wiley & Sons.
Fernandes, J. L. (2018a). Desafios e Oportunidades para a Comunicação das Organizações nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. DEDiCA: Revista de Educação e Humanidades(14), 103-117. doi:10.30827/dreh.v0i14.7505
Fernandes, J. L. (2018b). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Implicações no Ensino Superior: Aplicação a uma Instituição de Ensino Superior de Ciências Sociais Aplicadas. DEDiCA: Revista de Educação e Humanidades(15), 99-120. doi:10.30827/dreh.v0i15.8032
Ferreira, A. I. & Hill, M. M. (2007). Diferenças de Cultura entre Instituições de Ensino Superior Público e Privado: um Estudo de Caso. Psicologia, 21(1), 7-26.
Ferreira, L. (2019, 20/03/2019) Entrevista com o Professor Doutor Luís Ferreira, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa)/Entrevistador: S. Silva.
Fidalgo, A. (2019, 10/01/2019) Entrevista com o Professor Doutor António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI)/Entrevistador: S. Silva.
Figueira, A. (2017). Nivelar os pratos da balança – Estudo da Comunicação Organizacional como fator de sustentabilidade nas parcerias estratégicas entre organizações solidárias e empresas. (Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação), Universidade do Minho, Braga. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/55777/4/Alexandra%20Maria%20Gomes%20da%20Costa%20de%20Morais%20Figueira.pdf
Freixo, M. J. V. (2013). Teorias e Modelos de Comunicação (3 ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Gerring, J. (2004). What Is a Case Study and What Is It Good for? American Political Science Review, 98(2), 341-354.
Gioia, D. A. & Thomas, J. B. (1996). Identity, Image, and Issue Interpretation: Sensemaking During Strategic Change in Academia. Administrative Science Quarterly, 41(3), 370-403.
Gonçalves, G. (2013). Ligações perigosas: Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial. Cadernos de Comunicação, 17(2), 15-29.
Hancock, D. R. & Algozzine, B. (2006). Doing Case Study Research: A Practical Guide for Beginning Researchers. New York: Teachers College Press.
Hegde, D. (2005). Public and Private Universities: Unequal Sources of Regional Innovation? Economic Development Quarterly, 19(4). doi:10.1177/0891242405280111
Heide, M., Platen, S. v., Simonsson, C. & Falkheimer, J. (2018). Expanding the Scope of Strategic Communication: Towards a Holistic Understanding of Organizational Complexity. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 452-468. doi:10.1080/1553118X.2018.1456434
Ihlen, Ø., Bartlett, J. L. & May, S. (2011). Corporate Social Responsibility and Communication. In Ø. Ihlen, J. L. Bartlett & S. May (Eds.), The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 3-22). Oxford: John Wiley & Sons.
Jongbloed, B., Enders, J. & Salerno, C. (2008). Higher education and its communities: Interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher Education Quarterly, 56(3), 303-324. doi:10.1007/s10734-008-9128-2
Jorge, M. L. & Peña, F. A. (2017). Analysing the Literature on University Social Responsibility: a Review of Selected Higher Education Journals. Higher Education Quarterly, 71(4), 302-319. doi:10.1111/hequ.12122
Kreysing, M. (2002). Autonomy, accountability, and organizational complexity in higher education: the Goettingen model of university reform. Journal of Educational Administration, 40(6), 552-560. doi:10.1108/09578230210446036
Lindgreen, A. & Swaen, V. r. (2010). Corporate Social Responsibility. International Journal of Management Reviews, 1-7. doi:10.1111/j.1468-2370.2009.00277.x
Macnamara, J. & Gregory, A. (2018). Expanding Evaluation to Progress Strategic Communication: Beyond Message Tracking to Open Listening. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 469-486. doi:10.1080/1553118X.2018.1450255
Mainardes, E. W., Raposo, M. & Alves, H. (2014). Universities Need a Market Orientation to Attract Non-Traditional Stakeholders as New Financing Sources. Public Organization Review, 14(2), 159-171. doi:10.1007/s11115-012-0211-x
Maxwell, J. A. (2013). Qualitative research design: An interactive approach (3 ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Meirinhos, M. & Osório, A. (2010). O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Revista de Educação, 2(2), 49-65.
Melewar, T. C. & Akel, S. (2005). The role of corporate identity in the higher education sector: A case study. Corporate Communications: An International Journal, 10(1), 41-57. doi:10.1108/13563280510578196
Michaels, A. & Grüning, M. (2018). The impact of corporate identity on corporate social responsibility disclosure. International Journal of Corporate Social Responsibility, 3(3), 1-13. doi:10.1186/s40991-018-0028-1
Miles, M. P., Munilla, L. S. & Darroch, J. (2006). The Role of Strategic Conversations with Stakeholders in the Formation of Corporate Social Responsibility Strategy. Journal of Business Ethics, 69, 195-205. doi:10.1007/s10551-006-9085-6
Mora, I. R. (2012). Las relaciones con los públicos y su reflejo en las memorias de Responsabilidad Social. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 2(4), 173-200. doi:10.5783/RIRP-4-2012-08-173-200
Morsing, M. (2006). Corporate social responsibility as strategic auto-communication: on the role of external stakeholders for member identification. Business Ethics: A European Review, 15(2), 171-182.
Morsing, M. & Schultz, M. (2006). Corporate social responsibility communication: stakeholder information, response and involvement strategies. Business Ethics: A European Review, 15(4), 323-338.
Morsing, M., Schultz, M. & Nielsen, K. U. (2008). The ‘Catch 22’ of communicating CSR: Findings from a Danish study. Journal of Marketing Communications, 14(2), 97-111. doi:10.1080/13527260701856608
Murphy, P. E. & Schlegelmilch, B. B. (2013). Corporate social responsibility and corporate social irresponsibility: Introduction to a special topic section. Journal of Business Research, 1-7. doi:10.1016/j.jbusres.2013.02.001
Osman, H. (2008). Re-branding academic institutions with corporate advertising: a genre perspective. Discourse & Communication, 2(1), 57-77. doi:10.1177/1750481307085577
Pereira, A. M. S. (2018). Programa de Ação 2018-2022: António Manuel de Sousa Pereira. Porto. Retirado de:
Pompeu, R. M. (2011). A Responsabilidade Social da Universidade na Formação de Capital Humano e como Ferramenta de Desenvolvimento Local Sustentável: os casos da UTAD e da UNIFOR. (Tese de Doutoramento), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.
Ralph, M. & Stubbs, W. (2014). Integrating environmental sustainability into universities. Higher Education Quarterly, 67(1), 71-90. doi:10.1007/s10734-013-9641-9
Ribeiro, R. & Magalhães, A. (2014). Política de Responsabilidade Social na Universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade & Culturas(42), 133-156.
Ruão, T. (2008). A Comunicação Organizacional e os Fenómenos de Identidade: a aventura comunicativa da formação da Universidade do Minho, 1974-2006. (Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação), Universidade do Minho, Braga. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8841/1/tese%20final.pdf
Santos, B. S. (1989). Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias. Revista Crítica de Ciências Sociais(27/28), 11-62.
Serra, A. (2014). Plano de Ação Para 2014-17 da Universidade de Lisboa. Lisboa. Retirado de: https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/documents/files/ulisboa_linhas_de_acao_2014-171.pdf
Sgorla, F. (2009). A Responsabilidade Social das Organizações Privadas: das Práticas à Gestão. Revista Alcance – Eletrônica, 16(3), 392-403.
Snider, J., Hill, R. P. & Martin, D. (2003). Corporate Social Responsibility in the 21st Century: A View from the World’s Most Successful Firms. Journal of Business Ethics, 48, 175-187.
Spínola, S. C. (2019). Comunicação ética e ética na comunicação: comunicar responsabilidade social empresarial? In S. P. Sebastião & P. Martins (Eds.), Ética em Comunicação: reflexões sobre os desafios, os atributos e as práticas (pp. 91-102). Lisboa: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
U.Porto. (2019). Website da Universidade do Porto. U.Porto em Síntese. Retirado de https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=u-porto-em-sintese
UMinho. (2019). Website da Universidade do Minho. Factos e Números. Retirado de https://www.uminho.pt/PT/uminho/Paginas/factos-e-numeros.aspx
Vallaeys, F. o., Cruz, C. & Sasia, P. M. (2009). Responsabilidad social universitaria Manual de primeros pasos. México: McGraw-Hill Interamericana Editores.
Waddock, S. & Googins, B. K. (2011). The Paradoxes of Communicating Corporate Social Responsibility. In Ø. Ihlen, J. L. Bartlett & S. May (Eds.), The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 23-43). Oxford: John Wiley & Sons.
Wæraas, A. & Solbakk, M. N. (2009). Defining the essence of a university: lessons from higher education branding. Higher Education(57), 449-462. doi:10.1007/s10734-008-9155-z
Weick, K. E. (1979). The Social Psychology of Organizing. London: Random House.
Yin, R. K. (2014). Case study research: design and methods (5 ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.