O público como fonte de receita

Autores

  • Giovanni Ramos Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

webjornalismo, modelos de negócios, paywall, crowdfundings

Resumo

Classificar as estratégias que o jornalismo digital possui para disponibilizar seu conteúdo em suas páginas e conhecer a realidade na imprensa regional portuguesa é o objetivo principal deste artigo.  Diante da problemática da diminuição do interesse do público pelos media impressos e a consequente queda na tiragem dos jornais e perda de anunciantes e da necessidade dos media de buscarem novas fontes de receita, principalmente trazendo o público para apoiar financeiramente, este trabalho busca conhecer e classificar as estratégias de participação do público como fonte de receita, como paywalls e crowdfundings. A partir da bibliografia sobre jornalismo pós-industrial, modelos de negócios no jornalismo e fontes de receita, foram listadas e organizadas as estratégias quanto ao tipo de participação do público e a disponibilização dos conteúdos. A aplicação foi feita na imprensa local portuguesa com suporte digital, com uma análise de conteúdo de todos os jornais locais digitais existentes durante o período da pesquisa.

Biografia Autor

Giovanni Ramos, Universidade da Beira Interior

Estudante de doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

Integrante do Re/media.Lab - Laboratório e Incubadora de Media Regionais da Universidade da Beira Interior.

Referências

Aitamurto, T. (2015). The role of crowdfunding as a business model in journalism: A five-layered model of value creation. Crowdfunding the Future, 189–205.

Anderson, C. W., Bell, E., & Shirky, C. (2012). Post-industrial journalism: adapting to the present: a report. Columbia Journalism School.

Bardin, L. (1977). Livro Bardin Laurence_Analise De Conteúdo. Lisboa: Edições 70. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004

Botelho, M. (2017, September 4). A crise dos jornais e do jornalismo. Meios & Publicidade. Retrieved from http://www.meiosepublicidade.pt/2017/09/crise-dos-jornais-do-jornalismo/

Camponez, C. (2002). Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva.

Canavilhas, J. (2007). Webnoticia - Propuesta de Modelo Periodistico para la WWW. CO: Livros LabCom.

Cardoso, G., Paisana, M., & Pinto-Martinho, A. (2018). Digital News Report 2018: Portugal. https://doi.org/10.2139/ssrn.2619576

Carvajal, M., García-Avilés, J. A., & González, J. L. (2012). Crowdfunding and non-profit media. Journalism Practice, 6(5–6), 638–647. https://doi.org/10.1080/17512786.2012.667267

Castro, A. C. S. de. (2014). Jornalismo e Inovação Digital: The New York Times e The First Look. Leituras Do Jornalismo, (2).

Cavalcante, R. B., Calixto, P., & Pinheiro, M. M. K. (2014). Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, 24(1), 13–18. Retrieved from http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/10000/10871

Costa, C. T. (2014). Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Columbia Journalism Review, a Revista de Jornalismo ESPM, 9(9), 51.

Covas, V. (2015). Micropagamento por notícias pode ser um mais um fracassado modelo de negócios para o novo jornalismo. Retrieved March 20, 2019, from https://medium.com/@viniciuscovas/micropagamento-por-notícias-pode-ser-um-mais-um-fracassado-modelo-de-negócios-para-o-novo-jornalismo-8f97fdcb9998

Davoudi, H., An, A., Zihayat, M., & Edall, G. (2018). Adaptive Paywall Mechanism for Digital News Media (pp. 205–214). https://doi.org/10.1145/3219819.3219892

Fonseca, A. M., Diz, H. M., & Dos-Santos, M. J. P. L. (2016). Crowdfunding as a Way to Finance Investigative Journalism in Portugal. Palabra Clave, 19(3), 893–918.

García, X. L. (2008). Cibermermedios galegos , un elo forte na integración de Galiza no espazo lusófono. Anuário Lusófono.

Haak, B. Van Der, Parks, M., & Castells, M. (2012). The Future of Journalism : Networked Journalism VPRO Television , The Netherlands University of Southern California. International Journal of Communication, 6, 2923–2938. https://doi.org/1932–8036/2012FEA0002

Hindman, M. (2015). Stickier news: What newspapers don’t know about web traffic has hurt them badly - but there is a better way. Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy - Discussion Paper Series.

Ito, L. de L. (2017). Modelos de negócio para o jornalismo digital: do paywall ao crowdfunding. SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores Em Jornalismo, 1–15. Retrieved from http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/671/432

Jerónimo, P. (2015). Ciberjornalismo de proximidade. Covilhã: Labcom.IFP.

Kammer, A., Boeck, M., Hansen, J. V., & Hauschildt, L. J. H. (2015). The free-to-fee transition: Audiences’ attitudes toward paying for online news. Journal of Media Business Studies, 12(1–2), 107–120. https://doi.org/10.1080/16522354.2015.1053345

Kaye, J., & Quinn, S. (2010). Funding journalism in the digital age: Business models, strategies, issues and trends. Nova Iorque: Peter Lang.

López García, X. (2012). Cibermedios locales: en la encrucijada por la indefinición de modelos para tiempos convulsos. Ambitos: Revista Internacional de Comunicación, (21), 9–20.

Mendes, Â. da C. (2011). Novos Modelos de Negócio para a Imprensa Online: o Modelo Freemium no Publico. pt, no Elpais. com e no Nytimes. com. Instituto Politécnico de Portoalegre, Portalegre.

Olsen, R. K., & Solvoll, M. K. (2018). Bouncing off the Paywall–Understanding Misalignments Between Local Newspaper Value Propositions and Audience Responses. JMM International Journal on Media Management, 20(3), 174–192. https://doi.org/10.1080/14241277.2018.1529672

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios (Vol. 1). Rio de Janeirio: Alta Books. https://doi.org/65.012.2 O85b

Papadopoulos, P., Snyder, P., & Livshits, B. (2019). Another Brick in the Paywall: The Popularity and Privacy Implications of Paywalls. ArXiv Preprint ArXiv:1903.01406.

Picard, R. G. (2014). New approaches to paid digital content. Reuters Institute Digital News Report, 80–82.

Silva, M. F. da, & Vieira, L. de S. (2014). Novos modelos de negócio para o jornalismo online: reflexões sobre a implantação do paywall no jornal A Notícia. In XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul–Palhoça-SC–8 a (Vol. 10).

Sjøvaag, H. (2015). Introducing the Paywall. Journalism Practice, 10(3), 304–322. https://doi.org/10.1080/17512786.2015.1017595

Teixeira, M. D. (2013). Modelo Freemium: Estudo dos Fatores que Influenciam o Sucesso na Implementação do Modelo Freemium em Empresas Portuguesas de Aplicações/Software. Universidade do Porto.

Wilson, F. (2006). The Freemium Business Model.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Secção

Artigos