Sistemas de Média na África Subsaariana. Variedades de pluralismo polarizado?
Resumo
Neste artigo, recorre-se aos dados do African Media Barometer e a literatura secundária para analisar e agrupar os diferentes sistemas de média na África Subsaariana, região do globo que tem recebido pouca atenção por parte dos comunicólogos comparativistas. Conclui-se que estes sistemas de média podem ser agrupados em três grupos, relativamente homogéneos do ponto de vista político, linguístico e/ou de legado colonial e muito similares quanto ao desenvolvimento do mercado de média, à intervenção do Estado neste âmbito, à diversidade política e à profissionalização dos jornalistas. Contudo, nenhum destes grupos espelha na perfeição os ideais-tipo do modelo de Hallin e Mancini, constituindo três modelos híbridos de diferente natureza.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.