Continuidades e ruturas no Sistema Mediático Português (1974-2024): o regresso do Pluralismo Polarizado?
Resumo
A evolução do sistema de média em Portugal desde a Revolução dos Cravos em 1974 é marcada por desenvolvimentos políticos, económicos, socioculturais e tecnológicos. Este artigo identifica e examina os períodos históricos mais significativos e discute a sua evolução à luz da proposta de Hallin & Mancini (2004) para caracterizar o sistema mediático português. Através de uma abordagem diacrónica, que integra e atualiza as periodizações históricas existentes com eventos e tendências emergentes do século XXI, estabelece-se uma nova periodização que reflete os desenvolvimentos históricos do Portugal democrático até ao panorama mediático em 2024. Os resultados indicam que a evolução ocorrida nos últimos 50 anos pode ser delimitada em oito períodos históricos distintos, começando na revolução e estatização (1974-1976) e terminando na desinformação e polarização (desde 2019), sendo que esta última fase tem características que permitem questionar o regresso do Pluralismo Polarizado em Portugal. Nas conclusões destacam-se os fatores de transformação do sistema mediático português, inicialmente definidos por opções políticas dos governos nacionais, que foram sendo substituídos pela adoção de tendências da europeização e da globalização, assim como pela necessidade de acompanhar o progresso tecnológico e a digitalização.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.