Entre Câmaras de Eco, Polarização Política e Intolerâncias – O Reverso Nocivo do Consumo e Mobilização Política dos Jovens nas Redes Sociais

Autores

Resumo

As redes sociais desempenham um papel central na vida dos jovens. Estas plataformas são espaços de socialização, comunicação, entretenimento e ainda o local eleito pelos jovens para o seu consumo noticioso. Estas permitem igualmente novas formas de mobilização e participação política, o que gera novas dinâmicas, oportunidades e desafios. Por um lado, facilitam o acesso à informação, possibilitam um canal direto de comunicação entre eleitos e eleitores e fornecem um espaço em que todos os cidadãos podem expressar e partilhar ideias livremente. No seu reverso os algoritmos, câmaras de eco e bolhas de filtro incentivam à polarização política e potencializam a intolerância.

O presente artigo faz o levantamento e expõe os estudos existentes publicados nos últimos anos sobre esta problemática, tal como apresenta uma discussão crítica e propostas de futuras investigações que tenham em vista compreender este fenómeno à luz do contexto social e político português.

 

Biografias Autor

Catarina Feio, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutoranda no programa doutoral em Novos Media da Universidade de Aveiro (2022 - presente), possui mestrado em Comunicação Multimédia (2020-2022) e licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (2017-2020) pela mesma instituição. As suas áreas de interesse são o consumo de media, o consumo de notícias, a solidão, a participação política e o discurso político online. A sua população-alvo é a geração jovem residente em Portugal.

Lídia Oliveira, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Professora associada com agregação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro-Portugal (UA-PT). PhD em Ciências e Tecnologias da Comunicação (2002). Prémios: Jovens Cientistas Sociais/Portugal (2003), Bolsa Fundação Carolina/Espanha (2020), Bolsa PREI UNAM México (2023). É investigadora no DigiMedia, coordena do GT Digital Media & Society; diretora do Observatório dos Media Digitais (https://digimedia.web.ua.pt). Coordenadora do GT de Cibercultura da SOPCOM. Editora do Journal of Digital Media & Interaction - https://proa.ua.pt/index.php/jdmi  e da coleção DigiMedia Collection (https://digimedia.pt/digimedia-collection/). Interesses de investigação: comunicação e novos media, implicações cognitivas, sociais e emocionais da comunicação digital, temporalidade e inteligência artificial.

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Publicado

2024-05-31