La crisis de representación y mediación en el contexto previo al 23J: ciudadanía, interés por los asuntos políticos y consumo de información
Resumo
A presente investigação aborda um problema crucial na esfera pública contemporânea: como o descontentamento político se manifesta, entre outras questões, na falta de interesse pelas questões políticas e na tendência de não discuti-las com os grupos a que pertencem. Este descontentamento enquadra-se na perda de credibilidade das instituições, dos partidos, dos políticos e dos meios de comunicação social, promovendo assim uma crise na representação política e na mediação jornalística. O principal objetivo deste estudo é compreender a crise de representação e mediação no contexto anterior às eleições gerais de 23 de julho de 2023 em Espanha. Para tal, é realizada uma pesquisa para aprofundar aspectos relacionados com o interesse dos cidadãos pelos assuntos políticos e o seu consumo de informação. Os resultados revelam que há uma tendência a não discutir informação, exceto num grupo que percebe a informação política como necessária em períodos eleitorais. A elevada percentagem de cidadãos que demonstram desinteresse pelas questões políticas, notícias e debate durante os períodos eleitorais representa um desafio para a democracia que requer uma discussão crítica e multifacetada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.