Alterações no discurso político. A emergência da pós-verdade e os desafios na busca do entendimento à luz da teoria da ação comunicativa
Resumo
Este artigo discute o fenômeno da pós-verdade no discurso político contemporâneo e examina seu impacto na forma como as pessoas lidam com a informação. O estudo delineia transformações que incidem sobre estruturas técnicas, temporais, cognitivas e discursivas da sociedade como aspectos significativos na disseminação da desinformação e na ascensão da pós-verdade nas últimas décadas. A partir de tais transformações estruturais, distingue-se a pós-verdade como uma escolha estratégica empregada para manipular o debate público, caracterizada por fatores como apelo emocional, dissimulação, distorção de dados, deslegitimação das instituições e disseminação em larga escala. Além disso, o artigo situa essa discussão no contexto da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, destacando a importância de uma esfera pública forte, pensamento crítico e deliberação democrática para enfrentar os desafios impostos pela pós-verdade. Contudo, embora a estrutura de Habermas forneça um importante modelo explicativo para compreender a interação entre linguagem e verdade, o artigo reconhece as complexidades desse empreendimento diante das mídias digitais, da aceleração social do tempo e do autoritarismo político. Em conclusão, esta pesquisa enfatiza a importância da racionalidade comunicativa e da deliberação democrática como ponto de partida a oferecer princípios fundamentais para promover o entendimento em uma era dominada pelo discurso da pós-verdade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Estudos em Comunicação / Estudos de Comunicação é um jornal de Acesso Livre. Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição. O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor. Estudos de Comunicação, por LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported. Ao enviar seu trabalho para estudos de comunicação / estudos de comunicação, você confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.