As manhãs televisuais no Brasil e no Uruguai: apontamentos iniciais de uma potencial reconfiguração em processo na programação televisiva

Autores

Resumo

O artigo endereça dois programas de TV linear veiculados na parte final das manhãs no Brasil e no Uruguai, faixa de horário quando os conteúdos informativos tendem a ser mais leves ou orientados ao entretenimento: notadamente, um quadro do programa Mais Você (veiculado pela Rede Globo no Brasil) e outro da segunda parte de Desayunos Informales (veiculado pela Rede Teledoce no Uruguai). Explora-se conceitualmente como alternativas relacionadas à materialização de uma experiência de internet (veiculando material ou com o modo de apresentação inspirado naquele publicado na Rede) parece estar presente em parte do conteúdo matinal apresentado nos canais dominantes dos dois países, levando à formulação da hipótese de que o normal televisivo poderia estar passando por um processo de reconfiguração cultural.

Biografias Autor

Carlos Eduardo Marquioni

Mestre e Doutor em Comunicação e Linguagens. Atuou como docente (2014-2022) no programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. O trabalho publicado neste periódico é resultante de projeto de pós-doutorado conduzido junto à Facultad de Información y Comunicación da Universidad de la República Uruguay (01/04/2022 a 31/03/2024). Desenvolve no momento da publicação pesquisa de pós-doutorado na Unesp de Franca/SP (01/04/2024 a 01/04/2026).

Fernando Andacht, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Brasil

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil e Doutor em Filosofia pela Bergen University, Noruega. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná. Publicou doze livros e mais de 100 artigos sobre a semiótica da mídia. 

Downloads

Publicado

2025-05-29