Entre passagens e paisagens: Ciganos e o Nordeste do Brasil no documentário de Olney São Paulo
Resumo
O artigo propõe uma análise do documentário Cigano do Nordeste (1976), dirigido pelo cineasta brasileiro Olney São Paulo, com o objetivo de compreender como o filme representa tanto a figura do Cigano quanto o Nordeste brasileiro. A pesquisa foca na análise da mise en scène, investigando as particularidades do processo de realização do documentário, especialmente por meio dos comentários do narrador em voice-over e dos depoimentos dos sujeitos filmados. Dessa forma, busca-se interpretar a metáfora construída pelo diretor sobre o Cigano, conectando essa representação com uma proposta representativa e temática que Olney São Paulo desenvolve em sua filmografia, ao documentar a cidade de Santana, o interior da Bahia e suas características culturais e sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.