Sobre a Revista
Âmbito
A DOC On-line. Revista Digital de Cinema Documentário:
- desde a sua primeira edição, em dezembro de 2006, a DOC On-line tem como objectivo divulgar investigações no âmbito do documentário, com especial ênfase nas abordagens de carácter multidisciplinar;
- resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil), encontrando-se sediada no servidor do Centro de Investigação Labcom - Comunicação e Artes (UBI);
- possui uma periodicidade semestral, em março e setembro;
- publica artigos em português, castelhano, inglês e francês e os resumos de todos os artigos são publicados nas quatro línguas: português; castelhano; inglês e francês (a tradução e/ou revisão fica a cargo da revista DOC On-line).
- é uma revista de acesso aberto, ou seja, todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, para todos os usuários. Os mesmos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer um link para o texto completo dos artigos desta revista sem pedir permissão prévia aos editores ou aos autores, seguindo as indicações de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).
O copyright pertence à DOC On-line. Revista Digital de Cinema Documentário. DOI: 10.20287/doc
Processo de Revisão por Pares
Os artigos submetidos são lidos, em primeiro lugar, pelos Editores da DOC On-line que decidem da sua admissão à linha editorial da revista e adequação a cada uma das secções da revista.
Os artigos das secções "Dossier temático" e "Artigos" são avaliados por um membro do Conselho Editorial da DOC On-line de uma instituição e de área geográfica distinta do autor. Estas duas secções seguem o procedimento double blind peer review (autores e revisores não têm acesso aos respetivos nomes).
As secções "Leituras", "Entrevista" e "Teses e Dissertações" são apenas avaliadas pelos Editores. Estas secções seguem o procedimento simples de peer review (revisão por pares).
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A DOC On-line segue as recomendações de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).
Normas Éticas
Ao submeter um artigo, os autores:
1) confirmam que possuem os direitos autorais e que o conteúdo é original e não foi publicado anteriormente e que concordam com os termos de licenciamento;
2) são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o auto-plágio, a não publicação anterior, e pela obtenção dos direitos das imagens incluídas nos seus trabalhos;
3) concordam com as normas de ética, agindo de acordo com o COPE’s – Committee on Publication Ethics – Best Practice Guidelines, nomeadamente as International Standard Guidelines, para autores;
Os revisores da DOC On-line submetem-se ao sigilo profissional a respeito dos artigos avaliados.
Os editores não fornecem aos revisores acesso ao nome dos autores. De igual modo, os editores não informam os autores dos revisores que procederam à avaliação dos seus trabalhos.
Todas as partes envolvidas na DOC On-line: editores, autores e revisores acordam em agir de acordo com normas éticas, seguindo o COPE – Committee on Publication Ethics – Best Practice Guidelines.
UBI-Universidade da Beira Interior / LabCom - Comunicação e Artes e UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas
COLABORADORES
Web Design
Catarina Moura
Cristina Lopes
João Sardinha
Paginação
Rafael Mangana
Traduções
Ana Belén Cao
Paula Elyseu Mesquita
Philippe Lourdou
Ignacio Del Valle Dávila
Webmaster
Miguel Manteigueiro
Histórico da Revista
DOC On-line. Revista Digital de Cinema Documentário é uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (Brasil), encontrando-se sediada no servidor do Centro de Investigação LabCom - Comunicação e Artes UBI).
O primeiro número foi lançado em Dezembro de 2006. Com este primeiro número e seguintes, a DOC On-line pretende estimular a reflexão e divulgar as linhas de investigação mais relevantes no vasto campo do cinema documentário.