Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos

Auteurs

Mots-clés :

mise en scène, cinéma d’observation, analyse de films, Justiça, Juízo, Morro dos Prazeres

Résumé

Cet essai analyse la Justice Trilogy de Maria Augusta Ramos dans le but de comprendre comment les films construisent une esthétique de la proximité, à travers une méthode d’observation qui combine la durée du regard (plan) et l’attention au geste (cadrage). Filmer de près est une forme-film qui permet de construire des sens de proximité et de favoriser une expérience sensible qui permet de bousculer les croyances établies face à l’autre stigmatisé.

Biographie de l'auteur

Daniela Duarte Dumaresq, Curso de Cinema e Audiovisual - Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Jornalista pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lotada no curso de Cinema e Audiovisual.

Références

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Bentes, I. (2007). Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Alceu, 8(15), 242-255.

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Governo do Estado do Rio de Janeiro (2011b). Resolução nº 441, de 23 de fevereiro de 2011. Cria, sem aumento de efetivo e de despesas, na estrutura da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) do morro da Coroa, Falet e Fogueteiro e do Morro dos Prazeres e Escondidinho, no município do Rio de Janeiro e dá outras providências.

Secretaria de Estado de Segurança, Diário Oficial do Estado, Rio de Janeiro, RJ, n. 37, p. 11, 24 fev. 2011. http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/Uploads/ResolucaoSeseg441Upp.pdf.

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Filmografia

Carandiru (2003), de Hector Babendo. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund.

Juízo (2007), de Maria Augusta Ramos.

Justiça (2004), de Maria Augusta Ramos.

Morro dos Prazeres (2013), de Maria Augusta Ramos.

Notícias de uma guerra particular (1999), de Katia Lund e João Moreira Salles.

O prisioneiro da grade de ferro (2003), de Paulo Sacramento.

Ônibus 174 (2002), de José Padilha.

Orfeu (1999), de Cacá Diegues.

Remontagem (Reassemblage, 1982), de Trinh T Minh-ha.

Tropa de elite (2007), de José Padilha.

Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro (2010), de José Padilha.

Publiée

2021-09-30

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