Filmar de perto: estética da proximidade na Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos

Autores/as

Palabras clave:

puesta en escena, cine de observación, análisis de películas, Justiça, Juízo, Morro dos Prazeres

Resumen

Este ensayo analiza la Trilogía de la Justicia de Maria Augusta Ramos con el objetivo de comprender cómo el cine construye una estética de proximidad, a través de un método de observación que combina la duración de la mirada (plana) y la atención al gesto (marco). Filmar de cerca es una forma-película que permite construir sentidos de proximidad y promover una experiencia sensible que permite sacudir creencias establecidas frente al otro estigmatizado.

Biografía del autor/a

Daniela Duarte Dumaresq, Curso de Cinema e Audiovisual - Universidade Federal do Ceará

Doutora pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Jornalista pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lotada no curso de Cinema e Audiovisual.

Citas

Avellar, J., & França, A. (2013) As imagens silenciosas e os corpos em desajuste no cinema de Maria Augusta Ramos [Entrevista]. Devires, 10(2), 90-109.

Bentes, I. (2007). Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Alceu, 8(15), 242-255.

Bresson, R. (2005). Notas sobre o cinematógrafo. Iluminuras.

Governo do Estado do Rio de Janeiro (2011a). Decreto nº 42.787, de 6 de janeiro de 2011. Dispõe sobre a implantação, estrutura, atuação e funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: Rio de Janeiro, RJ, 7 jan. 2011. www.normasbrasil.com.br/norma/?id=158962.

Governo do Estado do Rio de Janeiro (2011b). Resolução nº 441, de 23 de fevereiro de 2011. Cria, sem aumento de efetivo e de despesas, na estrutura da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) do morro da Coroa, Falet e Fogueteiro e do Morro dos Prazeres e Escondidinho, no município do Rio de Janeiro e dá outras providências.

Secretaria de Estado de Segurança, Diário Oficial do Estado, Rio de Janeiro, RJ, n. 37, p. 11, 24 fev. 2011. http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/Uploads/ResolucaoSeseg441Upp.pdf.

Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro. (s.d.). Unidade de Polícia Pacificadora. www.isp.rj.gov.br/Conteudo.asp?ident=62.

Leoni, F., & Leite, R. (2012, ago. 21). Fim do Padre Severino: Estado inaugura novo espaço para menores infratores. O Globo. https://oglobo.globo.com/rio/fim-do-padre-severino-estado-inaugura-novo-espaco-para-menores-infratores-5856537.

Negreiros, D. (2014, fev. 12). UPP: os cinco motivos que levaram à falência o maior projeto do governo Cabral. Forum. https://revistaforum.com.br/noticias/upp-os-cinco-motivos-que-levaram-a-falencia-o-maior-projeto-do-governo-cabral/.

Filmografia

Carandiru (2003), de Hector Babendo. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund.

Juízo (2007), de Maria Augusta Ramos.

Justiça (2004), de Maria Augusta Ramos.

Morro dos Prazeres (2013), de Maria Augusta Ramos.

Notícias de uma guerra particular (1999), de Katia Lund e João Moreira Salles.

O prisioneiro da grade de ferro (2003), de Paulo Sacramento.

Ônibus 174 (2002), de José Padilha.

Orfeu (1999), de Cacá Diegues.

Remontagem (Reassemblage, 1982), de Trinh T Minh-ha.

Tropa de elite (2007), de José Padilha.

Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro (2010), de José Padilha.

Publicado

2021-09-30