Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão

Autores/as

  • Ana Catarina Pereira Universidade da Beira Interior / LabCom
  • Eduardo Tulio Baggio Universidade Estadual do Paraná

Palabras clave:

forma, mulher, referências

Resumen

Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.

Biografía del autor/a

Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior / LabCom

Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Multimedia, pela mesma universidade. É diretora da licenciatura em Ciências da Cultura e representante da Faculdade de Artes e Letras na Comissão para a Igualdade da UBI. Investigadora do centro LabCom.IFP, é autora dos livros A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação (2016) e do Estudo do Tecido Operário Têxtil da Cova da Beira (2007). Co-organizou as obras Filmes (Ir)refletidos (2018), UBICinema 2007/2017 (2017) e Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses (2013), entre outras.

Eduardo Tulio Baggio, Universidade Estadual do Paraná

Eduardo Baggio é professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e integrante dos grupos de pesquisa “Cinecriare – Cinema: Criação e Reflexão” (Unespar/CNPQ) e “Kinedária: Arte, Poética, Cinema, Vídeo” (Unespar/CNPQ). Coordena o ST Teoria dos Cineastas da Socine e integra o GT Teoria dos Cineastas da AIM. É um dos organizadores dos livros da série “Teoria dos Cineastas”. Atua também como cineasta documentarista, entre seus filmes destacam-se João e Maria (2016), Santa Teresa (2014) e Traço Concreto (2013).

Citas

Não existem citações.

Publicado

2019-11-29