Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Keywords:
forma, mulher, referênciasAbstract
Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.
References
Não existem citações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DOC Online adopts a Creative Commons International CC BY 4.0 license that allows work sharing with authorship recognition and initial publication in DOC On-line, which means that:
1) By submitting an article, authors agree that the first publication rights of their work is granted to DOC On-line.
2) After publishing in DOC on-line, authors may republish their work on-line or in print with an acknowledgement of its initial publication in DOC On-line.