Pedagogia do cinema no coração do Brasil: o documentário vai à educação básica rural

Autores/as

  • Gisele Motta Ferreira Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Palabras clave:

pedagogía del cine, educación rural, documental, infancia, metodologías activas

Resumen

En este artículo relatamos la experiencia de un taller audiovisual para niños
realizado desde la Pedagogía del Cine. Nos centramos en el proceso que generó el cortometraje documental As histórias maravilhosas da Vó Bezinha (2018), desarrollado por un grupo de cuatro chicas. Los encuentros tuvieron lugar en el ámbito escolar, enuna institución del interior de Brasil que atiende principalmente a niños y jóvenes enasentamientos rurales resultantes de la Reforma Agraria.

Biografía del autor/a

Gisele Motta Ferreira, Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Graduada em comunicação social - jornalismo pela Universdade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda em comunicação na Universidade de Brasília. Curso profissionalizante em fotografia pelo Senai. Mediadora audiovisual, educadora popular e filmaker.

Citas

Bergala, A. (2008). A hipótese cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEADLISE-FE/UFRJ.

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Koshy, V. (2005). Action research for improving practice. London: Paul Chapman Publishing.

Penafria, M. (2009). Análise de Filmes – conceitos e metodologia(s). BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. Covilhã: Universidade da Beira Interior. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafriaanalise.pdf. Acesso em: 12/09/2017.

Rosemberg, M. (2006). Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora.

Publicado

2020-03-17