La parabolización del duelo, oralidad barroca e inflexiones ensayísticas en Di-Glauber

Autores/as

Resumen

En Di-Glauber (1997) de Glauber Rocha, el entierro de Di Cavalcanti se convierte en el escenario de una experiencia cinematográfica transgresora conducida por el propio director. En este artículo, cuestionamos cómo las materialidades visuales y sonoras de la película contribuyen a la “parabolización” del proceso de duelo. Partimos de la hipótesis de que esto sucede desde el aspecto de la “heautonomía” y otras inflexiones ensayísticas.

Biografía del autor/a

Ana Paula de Aquino Caixeta, Programa de Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes (IA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda e mestra pelo programa de pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduada em Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desenvolve pesquisa dedicada aos comportamentos sonoros de filmes-ensaio e documentários, com ênfase no silêncio e na voz-over ensaística. Atualmente analisa obras do cinema ensaio brasileiro que tecem reflexões acerca da morte do outro, averiguando a possibilidade de que tais filmes configurem processos de luto audiovisuais. Escreveu e dirigiu o curta-metragem em formato super8 intitulado Ensaísmos. Também já atuou com a escrita de projetos culturais e na produção de festivais audiovisuais goianos, como o Pirenópolis.Doc, Goyazes – Festival de Fotografia de Goiânia e a Goiânia Mostra Curtas.

Publicado

2024-03-27