The parabolization of mourning, baroque orality, and essayistic inflections in Di-Glauber

Authors

Abstract

In Di-Glauber (1997) by Glauber Rocha, Di Cavalcanti's burial becomes the stage for a transgressive cinematic experience conducted by the director himself. In this article, we question how the visual and sound materialities of the film contribute to the “parabolization” of the grieving process. We start from the hypothesis that this happens from the aspect of “heautonomia” and other essayistic inflections.

Author Biography

Ana Paula de Aquino Caixeta, Programa de Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes (IA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda e mestra pelo programa de pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduada em Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desenvolve pesquisa dedicada aos comportamentos sonoros de filmes-ensaio e documentários, com ênfase no silêncio e na voz-over ensaística. Atualmente analisa obras do cinema ensaio brasileiro que tecem reflexões acerca da morte do outro, averiguando a possibilidade de que tais filmes configurem processos de luto audiovisuais. Escreveu e dirigiu o curta-metragem em formato super8 intitulado Ensaísmos. Também já atuou com a escrita de projetos culturais e na produção de festivais audiovisuais goianos, como o Pirenópolis.Doc, Goyazes – Festival de Fotografia de Goiânia e a Goiânia Mostra Curtas.

Published

2024-03-27