Chamada de artigos

CHAMADA DE TRABALHOS para os nºs 03 e 04 / 2018

 

Chamada de trabalhos para o #03 da eikon

aberta até 01 de Maio

Convidamos todos os investigadores, de diversas áreas disciplinares com interesse na área, comunicação, filosofia, literatura, linguística, sociologia, antropologia, psicologia e outros, a submeterem os seus manuscritos para o nº 03 da revista eikon até ao dia 01 de Maio.

O nº 03 da revista será publicado em Junho/Julho de 2018.

 

Chamada de trabalhos para o #04 da eikon e respetivo dossier temático

aberta até 15 de Outubro

Aceitam-se ainda até 15 de Outubro trabalhos para o nº 04, a publicar em Dezembro de 2018, tanto para a edição geral da Revista como para o Dossier Temático.

Dossier Temático: Da Superfície ao Superficial —

— É sem surpresa que a superfície se vem constituindo transversalmente como problema e mote de reflexão, alvo de múltiplos questionamentos, olhares e discursos que reforçam o potencial interdisciplinar de uma discussão anunciada, desde logo, pelo modo como, através dela e de como parece (in)definir-se permanentemente entre a exposição e a incógnita, é a própria condição humana que, cada vez mais, se vê interrogada.

Um dos desafios que a superfície nos tem apresentado advém da fácil e equívoca associação que dela pode fazer-se ao superficial, exigindo-nos que dele procurássemos resgatá-la, revelando e reforçando o seu carácter paradoxalmente complexo e profundo. Por outro lado, a contemporaneidade parece propor-nos uma outra hipótese: que a complexidade da superfície passe não por negá-la ao superficial, mas por compreender que este se tornou parte da sua condição, esvaziando-a. Nesse sentido, procuramos com este dossier estimular a problematização da aparentemente inexorável ligação do que somos (e, no fundo, do que sempre fomos) aos conceitos de superfície e superficial, entendidos separadamente ou em conjunto, na sua complementaridade ou no seu antagonismo, como forma de contribuir para a análise e compreensão do aparente esvaziamento de sentido deste tempo tecnologicamente definido pela diversidade e multiplicidade de tipos de imagens que consumimos, dispositivos que as produzem e plataformas que as expõem.

 
Publicado: 2018-02-26 Mais...
 
1 a 1 de 1 Itens