O triunfo da Acção: projectar a “reconquista cristã”

Maria do Carmo Piçarra

Resumo


A instrumentalização do cinema pelo Estado Novo foi feita pelo SPN/SNI e, embora não tenha sido imediata, teve grande impacto na produção cinematográfica portuguesa da época. Além da produção documental e de actualidades filmadas de propaganda, houve investimento em ficção nacionalista e/ou de propaganda explícita do regime autoritário, que António Ferro relevou ao fazer o balanço da acção do secretariado com que projectou a “política do espírito” que arquitectou. Esta produção cinematográfica de propaganda foi apresentada através do Cinema do Povo, rebaptizado como Cinema Ambulante do secretariado.
Nesse contexto, qual a importância e de que modo é exemplar a produção, pelo SPN, de A Manifestação da Acção Católica em Braga? Este artigo apresenta uma panorâmica da produção estatal de propaganda para analisar o modo como Braga foi filmado, em meados da década de 30, pelo cinema de propaganda. Detalha, através da análise fílmica, como a festa da Acção Católica, aí celebrada quando A revolução de Maio estreou, internalizou o espírito da época, mimetizando, à escala do país e com as limitações impostas pela falta de investimento e meios cinematográficos, o modelo de ordem alemão, correspondendo a uma paramilitarização dos comportamentos dos crentes, incitados à “reconquista cristã” pela Acção Católica.


Palavras-chave


cinema de propaganda; SPN/SNI; Acção Católica; Salazar Diniz; A revolução de Maio; António Ferro

Texto Completo:

PDF

Referências


Bordalo, S. (2013). Triunfos e contradições da vontade. Para uma releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda (tese de doutoramento policopiada, Universidade de Lisboa).

(1948) Catorze Anos de Política do Espírito – Apontamentos para uma Exposição. Lisboa: SNI. 1948.

(1928). Cine nº 2 (Julho). “A Cine-Brigada Portuguesa”, p. 29.

(1938). Cinéfilo, nº 489 (Janeiro).

(1943). Dez anos de política do espírito. Lisboa: Secretariado da Propaganda Nacional.

Ferro, A. (1935), A política do espírito e os prémios literários do SPN. Lisboa: Secretariado da Propaganda Nacional.

Ferro, A. (1950), Teatro e Cinema (1936-1949). Lisboa: Secretariado Nacional da Informação.

Matos-Cruz, J. de (1983a). António Lopes Ribeiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Matos-Cruz, J. de (1983b). Prontuário do cinema português. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Matos-Cruz, J. de (1999). O cais do olhar. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Paes, S. de F. B. (2007, October 16). A Acção Católica em Portugal. Um testemunho [post em blog]. Retrieved from http://entreostextosdamemoria.blogspot.com/2007/08/x.html

Piçarra, M. do C. (2006). Salazar vai ao cinema. O “Jornal português” de actualidades filmadas. Coimbra: Minerva.

Piçarra, M. do C. (2006). Salazar vai ao cinema II. A “política do espírito” no “Jornal português”. Lisboa: Drella Design.

Piçarra, M. do C. (2015). Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo. Lisboa: Edições 70.

Piçarra, M. do C. (2020). Projectar a ordem. Cinema do Povo e propaganda salazarista 1935 – 1954. Lisboa: OsPássaros.

Pina, L. de (1978). Panorama do cinema português (das origens à actualidade). Lisboa: Terra Livre.


Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_PT