Relações Públicas Internacionais e o neoinstitucionalismo: Uma proposta de diálogo e de agenda de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Relações Públicas Internacionais, Comunicação Intercultural, Instituições, Lógicas Institucionais

Resumo

A prática das Relações Públicas Internacionais recebe crescente atenção graças aos processos de globalização e avanços tecnológicos. Contudo, pesquisas acadêmicas a respeito do fenômeno limitam-se a questões relacionadas à comunicação intercultural, enquanto existe um arcabouço institucional que pode ser considerado. A partir desta lacuna de pesquisa, dedicamos este ensaio a discutir aspectos fundamentais das Relações Públicas Internacionais. Além disso, buscamos contribuir com a prática e a pesquisa na área ao trazer a perspectiva teórica do neoinstitucionalismo e agregar a abordagem das lógicas institucionais ao diálogo. Propomos, ainda, um modelo conceitual teórico e uma agenda de pesquisa para futuros estudos na área.

Biografias Autor

Pedro Chapaval Pimentel, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração (PGADM-UFPR) e Mestre em Comunicação (PPGCOM-UFPR).

Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração (PGADM-UFPR) e Mestre em Contabilidade (PPGCONT-UFPR). Professor do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE).

Referências

Aktaş, H. (2018). Effects of Intercultural Communication on International Relations. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 141–150). Peter Lang Publishing, Inc.

Becerikli, S. Y. (2005). Uluslararası Halkla İlişkiler. Nobel Yayın Dağıtım.

Black, S. (1995). International Public Relations. In S. Black (Ed.), The Practice of Public Relations (4th ed., pp. 151–156). Routledge.

Bocconcelli, R., Cioppi, M., Fortezza, F., Francioni, B., Pagano, A., Savelli, E., & Splendiani, S. (2018). SMEs and Marketing: A Systematic Literature Review. International Journal of Management Reviews, 20(2), 227–254. https://doi.org/10.1111/ijmr.12128

Borden, L. (2002, June 7). Após anos de problemas, Euro Disney conquista os europeus. UOL. https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/usatoday/2002/06/07/ult582u199.jhtm

Bozkurt, H. H. (2018). International Lobbyism and Public Relations. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 151–176). Peter Lang Publishing, Inc.

Confederação Nacional da Indústria. (2018). Relatório sobre as principais dificuldades e requisitos de acesso à união Europeia que afetam as exportações que afetam as exportações Brasileiras.

Costa, M. C., Guarido Filho, E. R., & Gonçalves, S. A. (2014). Lógicas institucionais e formação da governança de recursos hídricos: análise do caso brasileiro. Revista Gestão Organizacional, 6(4).

Culbertson, H., & Chen, N. (1996). Internacional Public Relations: a comparative analysis. Lawrence Erlbaum Associates Inc.

Değirmen, G. C., & Koishymanova, U. (2018). International Social Responsibility Campaigns from Public Relations Perspective. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 53–70). Peter Lang Publishing, Inc.

DiMaggio, P. J., & Powell, W. W. (1983). The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 48(April), 147–160.

Donaldson, L. (1999). Teoria da Contingência Estrutural. In S. R. Clegg, C. Hardy, W. R. Nord, M. Caldas, R. Fachin, & T. Fischer (Eds.), Handbook de Estudos Organizacionais: Modelos de Análise e Novas Questões em Estudos Organizacionais (Vol. 1, pp. 105–133). Editora Atlas.

Edelman. (2018). 2018 Edelman Earned Brand: Brands take a stand (Issue October). https://www.edelman.com/sites/g/files/aatuss191/files/2018-10/2018_Edelman_Earned_Brand_Global_Report.pdf

Frandsen, F., & Johansen, W. (2013). Public relations and the new institutionalism : In search of a theoretical framework. Public Relations Inquiry, 2(2), 205–2241. https://doi.org/10.1177/2046147X13485353

Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder perspective. Prentice-Hall.

Friedland, R., & Alford, R. R. (1991). Bringing society back. In W. W. Powell & P. J. Dimaggio (Eds.), The new institutionalism in organizational analysis (2nd ed.). University of Chicago Press.

Granovetter, M. (1973). The strenght of Weak Ties. American Journal of Sociology, 78(6), 1360–1380.

Grunig, J.E. (2003). A Função das Relações Públicas na Administração e sua Contribuição para a Efetividade Organizacional e Societal. Comunicação & Sociedade, 24(39), 67–92. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v24n39p67-92

Grunig, James E. (2003). A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. Comunicação & Sociedade, 24(39), 67–92. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v24n39p67-92

Grunig, James E., & Grunig, L. A. (1998). The relationship between public relations and marketing in excellent organizations: Evidence from the IABC study. Journal of Marketing Communications, 4(3), 53–78. https://doi.org/10.4324/9780203079256

Grunig, James E., Grunig, L. A., Sriramesh, K., & Lyra, A. (1995). Models of Public Relations in an International Setting. Journal of Public Relations Research Re, 7(3), 163–186. https://doi.org/10.1207/s1532754xjprr0703

Hofstede, G. (1985). The interaction between national and organizational value systems. Journal of Management Studies, 22(4), 347–357.

Kapferer, J.-N. (2012). The New Strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking (5th ed.). Kogan Page Limited.

Keohane, R. O., & Nye, J. S. (2001). Power and interdependence (3rd ed.). Longman.

Kochhar, S. K., & Molleda, J.-C. (2015). The Evolving Links Between International Public Relations and Corporate Diplomacy. In G. J. Golan, S.-U. Yang, & D. F. Kinsey (Eds.), International Public Relations and Public Diplomacy: Communication and Engagement (pp. 51–72). Peter Lang Publishing, Inc.

Kostova, T. (1997). Country Institutional Profiles: Concept and Measurement. In L. N. Dosier & J. B. Keys (Eds.), Academy of Management Best Paper Proceedings (pp. 180–184). Academy of Management.

Kunsch, M. M. K. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Summus.

Manfredi-Sánchez, J. L. (2019). Brand activism. Communication & Society, 32(4), 343–359. https://doi.org/10.15581/003.32.4.343-359

McMullin, C., & Skelcher, C. (2018). The Impact of Societal-Level Institutional Logics on Hybridity: Evidence from Nonprofit Organizations in England and France. Voluntas, 29(5), 911–924. https://doi.org/10.1007/s11266-018-9996-8

Meyer, J. W., & Rowan, B. (1977). Institutionalized Organizations : Formal Structure as Myth and Ceremonyl. American Journal of Sociology, 83(2), 340–363.

Morgan, N. A., Whitler, K. A., Feng, H., & Chari, S. (2019). Research in marketing strategy. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(1), 4–29. https://doi.org/10.1007/s11747-018-0598-1

Norris, P. (2002). Democratic Phoenix : Reinventing Political Activism. Cambridge University Press.

Oliveira, J. S., & Mello, C. M. (2016). As Lógicas Institucionais no Campo Organizacional Circo Contemporâneo: Uma Etnografia Multissituada no Contexto Brasil-Canadá. Revista Alcance, 23(4), 475–494.

Omkeydan, S. B., & Saran, M. (2018). Actors of International Public Relations. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 29–52). Peter Lang Publishing, Inc.

Özbükerci, I., & Başok, N. (2018). A Research Based on Corporate Reputation of Global Companies. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 191–212). Peter Lang Publishing, Inc.

Ribeiro, A. (2004). Aspectos sobre relações públicas internacionais, cultura e linguagem. IV Encontro Dos Núcleos de Pesquisa Da INTERCOM, 1–12.

Saran, M., & Özden, Z. (2011). Uluslararası Halkla İlişkiler. In Mine Saran (Ed.), Küreselleşme Bağlamında Uluslararası İşletmeler: İletişim Perspektifinden İncelemeler. Detay Yayıncılık.

Sarkar, C., & Kotler, P. (2018). Brand Activism: From Purpose to Action. Idea Bite Press.

Scott, W. R. (2008). Institutions and Organizations: Ideas an interest (3rd ed.). SAGE Publications Ltd.

Taylor, M., & Kent, M. L. (1999). Challenging Assumptions of International Public Relations: When Government Is the Most Important Public. Public Relations Review, 25(2), 131–144. https://doi.org/10.1016/S0363-8111(99)80158-1

Thornton, P. H., & Ocasio, W. (1999). Institutional logics and the historical contingency of power in organizations: executive succession in the higher education publishing industry, 1958–1990. American Journal of Sociology, 105(3), 801–843.

Thornton, P. H., & Ocasio, W. (2008). Institutional Logics. In R. Greenwood, C. Oliver, R. Suddaby, & K. Sahlin (Eds.), The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism (pp. 99–129). SAGE Publications Ltd.

Thornton, P. H., Ocasio, W., & Lounsbury, M. (2015). The Institutional Logics Perspective. 1–22.

Tuncer, M. U. (2018). Historical Dimension of International Public Relations. In M. U. Tuncer (Ed.), International Public Relations: Practices and Approaches (pp. 11–28). Peter Lang Publishing, Inc.

UOL. (2020). Madero, Havan, Giraffas: empresários criticam medidas de combate à pandemia. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/24/empresarios-coronavirus-o-que-dizem-criticas.htm

Verčič, D., Grunig, L. A., & Grunig, J. E. (1996). Global and specific principles of public relations: Evidence from Slovenia. In H. M. Culbertson & N. Chen (Eds.), International public relations: A comparative analysis (pp. 31–65). Lawrence Erlbaum Associates Inc.

Wakefield, R. I. (2008). Theory of International Public Relations , the Internet , and Activism : A Personal Reflection Theory of International Public Relations , the Internet , and Activism : A Personal Reflection. Journal of Public Relations Research, 20(1), 138–157. https://doi.org/10.1080/10627260701727069

Wilcox, D. L., Ault, P., & Agee, W. (1989). Public relations: Strategies and tactics. Harper and Row.

Wilcox, D. L., & Cameron, G. . (2009). Public Relations Strategies and Tactics (9th ed.). Allyn and Bacon.

Yang, Z., Su, C., & Fam, K.-S. (2012). Dealing with Institutional Distances in International Marketing Channels: Governance Strategies that Engender Legitimacy and Efficiency. Journal of Marketing, 76(3), 41–55. https://doi.org/10.1509/jm.10.0033

Zaharna, R. S. (2000). Intercultural communication and international public relations: Exploring parallels. Communication Quarterly, 48(1), 85–100. https://doi.org/10.1080/01463370009385582

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Secção

Artigos