Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais

Autores

  • Inês Amaral UAL, CECS, I.S.M.T.
  • Bruno Reis UAL
  • Paula Lopes UAL, CECS
  • Célia Quintas UAL, IPS

Palavras-chave:

jovens, práticas digitais, consumos digitais.

Resumo

Na cultura juvenil, as lógicas de mobilidade, multiscreen e multitarefa permitem equacionar novas práticas mediáticas numa era de convergência das pla- taformas digitais e dos consumos em cross-media. Neste artigo, descrevemos indicadores de atividades online de jovens portugueses com o objetivo de analisar as suas práticas mediáticas digitais e os consumos em rede que decorrem da apropriação dos recursos técnicos. O estudo empírico foi operacionali- zado com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de 1814 estudantes a frequentar o Ensino Básico (3o ciclo), Secundário e Profissional, em estabelecimentos de ensino nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental. Os resultados revelam que as práticas sociais em rede têm maior prevalência e que os consumos digitais de acesso são os mais constantes: em rigor, os consumos mais significativos estão associados ao entretenimento, com diferentes práticas mobilizadas. Numa perspetiva de sociabilidade em rede orientada à interação com os pares, verificámos que as competências técnicas podem limitar o consumo tecnológico destes jovens. 

Publicado

2017-05-31

Edição

Secção

Artigos