Aplicativo HUGO: conteúdos geoetiquetados em um mundo filtrado minimizando o ruído informacional

Autores

  • Dario Brito Rocha Jr. Universidade Católica de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-1515-1720
  • Anthony José Carneiro da Cunha Lins Universidade Católica de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-7153-841X
  • Denny Anderson Farias Costa Universidade Católica de Pernambuco
  • Flávio Henrique Souza Santos Universidade Católica de Pernambuco
  • Matheus Barreto Lins Marinho Universidade Católica de Pernambuco
  • Avelino Gomez Alonso Jr. Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Aplicativo, Sistema de recomendação, Geolocalização

Resumo

Este artigo traz os primeiros resultados de testes do HUGO, aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis e conectados e que busca atenuar o ruído informacional contemporâneo consubstanciado pelo excedente informativo da mídia pós-massiva. A ferramenta parte de uma mescla algorítmica e de um sistema híbrido de recomendação para deflagrar curadorias simultâneas - máquina e humano - a partir da ampliação da mobilidade viabilizada pela extensão técnica pós-humana dos dispositivos móveis e da configuração do mundo como interface, do corpo como browser e da sincronização de camadas em espaços híbridos.

Biografias Autor

Dario Brito Rocha Jr., Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Design da Informação e Mestre em Linguística pela Univesidade Federal de Pernambuco, atualmente é professor do Mestrado em Indústrias Criativas e dos cursos de Jornalismo e de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

Anthony José Carneiro da Cunha Lins, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Biotecnologia pela UFRPE, mestre em Engenharia da Computação pela Poli/UPE, é professor e pesquisador do Mestrado em Indústrias Criativas e do curso de Jogos Digitais, ambos da Universidade Católica de Pernambuco.

Denny Anderson Farias Costa, Universidade Católica de Pernambuco

Jornalista pela UFPE e mestrando em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisa a aplicabilidade da inteligência artificial na mídia ubíqua da pós-humanidade

Flávio Henrique Souza Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Desenvolvimento de Processos Ambientais pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), graduado em Sistemas de Informação e em Comunicação Social, atualmente é designer instrucional do Núcleo de EaD da Unicap

Matheus Barreto Lins Marinho, Universidade Católica de Pernambuco

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), pesquisa inteligência artificial e engenharia de software

Avelino Gomez Alonso Jr., Universidade Católica de Pernambuco

Graduando em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), pesquisa Internet of Things (IoT) e Inteligência Artificial

Referências

Adnan, N.; Chowdury, M.; Taz, I.; Ahmed, T.; Rahman, R. (2014). Content Based News Recommendation System Based on Fuzzy Logic. 3rd International Conference On Informatics, Electronics & Vision.

Adomavicius, G. & Tuzhilin, A. (2005). Toward the Next Generation of Recommender Systems: A Survey of the State-of-the-Art and Possible Extensions. IEEE Transactions On Knowledge And Data Engineering, 17(6).

Aguado, J. & Martínez, I. (2008). La cuarta pantalla: industria culturales y contenido móvil. In J. Aguado & I. Martínez (eds.), Sociedad móvil: tecnologia, identidade y cultura (pp. 187-220). Madrid, España: Biblioteca Nueva.

Amar, G. (2011). Homo Mobilis: la nueva era de la movilidad. Buenos Aires: La Crujía.

Augé, M. (2001). Não-lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo, Brasil: Papirus.

Balabanovic, M. & Shoham, Y. (1997). Content-based, collaborative recommendation. Communications of the ACM, 40(3): 66-72.

Barbosa, S. (2013). Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In J. Canavilhas (org.), Notícias e Mobilidade (pp. 33-54). Covilhã: Livros Labcom.

Baudrillard, J. (1991). A implosão do sentido nos media, in Simulacros e Simulação. Lisboa, Relógio D’Água.

Behrendt, F. (2015). Locative Media as Sonic Interaction Design: Walking through Placed Sounds. Audio Mobility, 9(2).

Bertocchi, D. (2009). Ciberjornalismo e Web Semântica: Considerações sobre o uso de tags em narrativas jornalísticas digitais. Anais do 7º. SBPJor – Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

Bertocchi, D.; Camargo, I. & Silveira, S. (2015). Possibilidades narrativas em dispositivos móveis. In J. Canavilhas & I. Satuf (org.), Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo (pp. 63-82). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Brugnoli, G. (2009). Connecting the Dots of User Experience The design of an interaction system: a tool to analyze and design the user experience. Journal of Information Architecture, 1. Disponível em: http://journalofia.org/volume1/issue1/02-brugnoli/jofia-0101-02-brugnoli.pdf. Acessado em: 16 de fevereiro de 2019.

Dattolo, A.; Ferrara, F. & Tasso, C. (2010). The Role of Tags for Recommendation: A Survey. 3rd International Conference on Human System Interaction (pp. 548-555), Poland. DOI: 10.1109/HSI.2010.5514515.

Dijck, J. (2014). Datafication, Dataism and Dataveillance: Big Data between Scientific Paradigm and Ideology. Surveillance & Society, 12 (2): 197-208.

Domingues, D. (org.) (1997). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP.

Flusser, V. (1988). On writing, complexity and the technical revolutions. Interview in Onasbrück, European Media Art Festival. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=lyfOcAAcoH8&app=desktop. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Garcia, X. (2017). Realidades e Desafios do Ciberjornalismo de Proximidade. Media e jornalismo de proximidade na era digital. Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Guillamet, J. (2002). Pasado y futuro de la prensa local. In R. López, F. Fernández & Á. Durán (eds.), La prensa local y la prensa gratuita. Castellón de la Plana: Universitat Jaume I.

Hoq, K. (2014). Information Overload: Causes, Consequences And Remedies: A Study. Philosophy and Progress, LV-LVI, January-June, July-December. DOI: 10.3329/pp.v55i1-.26390.

Johnson, S. (2015). Como chegamos até aqui: a história das inovações que fizeram a vida moderna possível. Rio de Janeiro: Zahar.

Junior,W. (2017). Jornalismo Hiperlocal e dispositivos móveis. In P. Jerónimo (org.), Media e Jornalismo de Proximidade na Era Digital (pp. 217-232). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Junior, W. (2016). Dispositivos móveis e APIs na construção do Jornalismo Hiperlocal. Intexto, (36): 121-141, maio/ago. Porto Alegre, UFRGS. DOI: 10.19132/1807-8583201636.121-141.

Kazai, G.; Yosuf, I. & Clarke, D. (2016). Personalised News and Blog Recommendations based on User Location, Facebook and Twitter User Profiling. SIGIR’16, Pisa, Italy. DOI: 10.1145/2911451.2911464.

Kelly, K. (2017). Inevitável – As 12 forças tecnológicas que mudarão o nosso mundo. São Paulo: HSM Editora.

Lamere, P. (2007). Tagomendations – making recommendations transparent. Disponível em: http://static.echonest.com/DukeListens/tagomendations_making_recommedations_transparent.html. Acesso em: 07 de março de 2019.

Lemos, A. (2007). Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pósmassivas e territórios informacionais. Matrizes, 1: 121-137.

Linden, G.; Smith, B.; & York, J. (2003). Amazon.com recommendations: Item-toitem collaborative filtering. IEEE Internet Computing, 7(1): 76-80.

Liu, J.; Dolan, P. & Pedersen, E. (2010). Personalized news recommendation based on click behavior. IUI ’10 Proceedings of the 15th international conference on Intelligent user interfaces: 31-40. DOI: 10.1145/1719970.1719976.

Lommatzsch, A. (2014). Real-Time News Recommendation Using Context-Aware Ensembles. In M. de Rijke et al. (eds.), ECIR 2014, LNCS 8416 (51-62).

Luna, D. & Fante, A. (2017). O Fato Jornalístico Narrado Por Meio De Notificações: Um Olhar Sobre A Aplicação Dos Critérios De Noticiabilidade Na Produção Das Pushed News. In J. Canavilhas & C. Rodrigues (orgs.), Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio (pp. 175-196). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Marr, B. (2018, maio 21). How Much Data Do We Create Every Day? The Mind-Blowing Stats Everyone Should Read. Forbes. Disponível em: www.forbes.com/sites/bernardmarr/2018/05/21/how-much-data-do-we-create-every-day-the-mind-blowing-stats-everyone-should-read/#2d116c0260ba. Acessado em: 15 de

fevereiro de 2019.

McLuhan, M. (1972). A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico (trad. L. Carvalho & A. Teixeira). São Paulo: Editora USP.

Mello, A.; Pase, A.; Goss, B.; Souza, D.; Pellanda, E.; Santos, F. & Sica, K. (2015). Jornalismo adaptado a novas telas: um estudo da linguagem jornalística nas novas interfaces móveis. In J. Canavilhas & I. Satuf (orgs), Jornalismo Para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo (pp. 83-102). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Mo, Y.; Chen, J.; Xie, X.; Luo, C. & Yang, L. (2014). Cloud-Based Mobile Multimedia Recommendation System With User Behavior Information. IEEE Systems Journal, 8(1).

Mohammadbeigi, A., et al. (2017). The prevalence of phantom vibration/ringing syndromes

and their related factors in Iranian’ students of medical sciences. Asian Journal of Psychiatry, 27: 76-80.

Nyre, L.; Hoem, J.; Tessem, B. & Ringheim, J. (2017). Designing the Auditor: A Prototype of Locative Radio with Original Sound Content. Journal of Radio & Audio Media, 24(1): 90-110.

Palacios, M. (2014). Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis. Universidade da Beira Interior. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=AT2flt8qiio. Acessado em: 16 de fevereiro de 2019.

Palacios, M.; Barbosa, S.; Silva, F. & Cunha, R. (2015). Jornalismo Móvel E Inovações Induzidas Por Affordances Em Narrativas Para Aplicativos Em Tablets E Smartphones. In J. Canavilhas & I. Satuf (orgs.), Jornalismo Para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo (pp. 7-42). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Pang, A. (2008). Mobility, convergence, and the end of cyberspace. In L. Santaella, A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus.

Parizi, A.; Kazemifard, M. & Asghari, M. (2016). EmoNews: an Emotional News Recommender System. Journal of Digital Information Management, 14(6): 392-402.

Pasquale, F. (2015). The Algorithmic Self. The Hedgehog Review. Disponível em: www.iasc-culture.org/THR/THR_article_2015_Spring_Pasquale.php. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Pazzani, M. & Billsus, D. (1997). Learning and Revising User Profiles: The Identification of Interesting Web Sites. Machine Learning, 27(3): 313-331.

Pellanda, E. (2005). Internet Móvel: novas relações na cibercultura derivadas da mobilidade na comunicação. Tese de Doutorado, Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Pellanda, E.; Pase, A.; Nunes, A.; Streck, M.; Fontoura, M.; Souza, D. & Pereira, I. (2017). Mobilidade e Jornalismo Digital Contemporâneo: Fases do Jornalismo Móvel Ubíquo e Suas Características. In J. Canavilhas & C. Rodrigues (orgs.), Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio (pp. 197-218). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Prado, R. (2011). Marshall McLuhan: obras e principais conceitos. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/67834074/Marshall-McLuhan-Obras-e-Principais-Conceitos. Acesso em: 17 de julho de 2017.

Radcliffe, D. (2012). Here and now: UK hyperlocal media today. London: Nesta.

Ramos, D. (2015). Dispositivos móveis e jornalismo: uma questão de espaço. In J. Canavilhas & I. Satuf (orgs.), Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo (pp. 469-487). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Rettberg, J. (2014). Seeing Ourselves Through Technology: How We Use Selfies, Blogs and Wearable Devices to See and Shape Ourselves. Basingstoke, uk: Palgrave Macmillan.

Rettberg, J. (2018). Apps as Companions: How Quantified Self Apps Become Our Audience and Our Companions. In B. Ajana (ed.), Self-. Tracking: Empirical and Philosophical Investigations (27-42). Basingstoke: Palgrave.

Rey, M. & Garcia, X. (2017). Los Cibermedios Hiperlocales En El Móvil. Análisis Comparativo De Seis Apps Españolas: Grandes Redes De Medios Frente A Espacios De Comunicación Ciudadana. In J. Canavilhas & C. Rodrigues (orgs.), Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio (pp. 107-132). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Rosen, C. (2005). The Age of Egocasting. The New Atlantis, (7,) Fall 2004/Winter: 51-72. Disponível em: www.thenewatlantis.com/publications/the-age-ofegocasting. Acesso em: 17 de julho de 2017.

Rosenberger, R. (2015). An experiential account of phantom vibration syndrome. Computers in Human Behavior, 52: 124-131.

Sagan, C. (2017). Cosmos (trad. P. Geiger). São Paulo: Companhia das Letras.

Santaella, L. (2003). Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus.

Santaella, L. (2013). Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus.

Satuf, I. (2015). Jornalismo móvel: da prática à investigação acadêmica. In J. Canavilhas & I. Satuf (orgs.), Jornalismo para Dispositivos Móveis: Produção, Distribuição e Consumo (pp. 441-468). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Sen, S.; Vig, J. & Riedl, J. (2009a). Learning to Recognize Valuable Tags. IUI ’09 Proceedings of the 14th international conference on Intelligent user interfaces: 87-96. DOI: 10.1145/1502650.1502666.

Sen, S.; Vig, J. & Riedl, J. (2009b). Tagommenders: connecting users to items through tags. International World Wide Web Conference Committee (IW3C2). DOI: 10.1145/1526709.1526800.

Sen, S.; Vig, J. & Riedl, J. (2009c). Tagsplanations: explaining recommendations using tags. IUI ’09 Proceedings of the 14th international conference on Intelligent user interfaces: 47-56. DOI: 10.1145/1502650.1502661.

Serrano Tellería, A. (2017). Transmedia Journalism Within Mobile Devices. In J. Canavilhas & C. Rodrigues (org.), Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio (pp. 547-582). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Shirky, C. (2011). A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar.

Silva, F. (2013). Jornalismo móvel digital. Uso da tecnologias moveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção na reportagem de campo. Tese de Doutorado, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

Silveira, S. (2017). Jornalismo Ubíquo e Dispositivos Móveis: Uma Análise do Produto do Jornal The Guardian. In J. Canavilhas & C. Rodrigues (orgs.), Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio (pp. 411-434). Covilhã, Portugal: LabCom Books.

Souza e Silva, A. (2006). From Cyber to Hybrid: Mobile Technologies as Interfaces of Hybrid Spaces. Space and Culture, 9(3). Sage Publications.

Steck, H.; Zwol, R. & Johnson, C. (2015). Interactive Recommender Systems. Proceedings of the 9th ACM Conference on Recommender Systems: 359-360. Vienna. DOI: 10.1145/2792838.2792840.

Vargas, E. (2016). Mario Tascón: A los periodistas les da miedo perder con los cambios, pero en verdad ganan. Clasesdeperiodismo.com. Disponível em: www.clasesdeperiodismo.com/2016/03/09/mario-tascon-a-los-periodistas-les-da-miedoperder-con-los-cambios-pero-en-verdad-ganan/. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019.

Vig, J.; Soukup, M.; Sen, S. & Riedl, J. (2010). Tag expression: tagging with feeling. UIST ’10 Proceedings of the 23nd annual ACM symposium on User interface software and technology: 323-332. DOI: 10.1145/1866029.1866079.

Ward, A., et al. (2017). Brain Drain: The Mere Presence of One’s Own Smartphone Reduces Available Cognitive Capacity. Journal of the Association for Consumer Research, 2(2), April: 140-154.

Weibel, P. (1996). The World as Interface: Toward the Construction of Context-Controlled Event-Worlds. In T. Druckrey (ed.), Eletronic Culture. New York: Aperture.

Wellman, B. (2001). Physical Place and Cyberplace: The Rise of Personalized Networking. International Journal of Urban and Regional Research, 25: 227-252.

Westberg, C. (ed.) (2016). When Everything Is Media: The Future of Ambient Communications. Disponível em: www.iftf.org/fileadmin/user_upload/downloads/th/2016_IFTF_TH_WhenEverythingIsMedia_map_SR1883.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Edição

Secção

Artigos