As dimensões convergentes no jornalismo regional do Jornal do Tocantins

Autores

  • Alan Milhomem da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Liana Vidigal Rocha Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

convergência, mídia regional, Jornal do Tocantins

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar e caracterizar as dimensões convergentes na versão on-line do Jornal do Tocantins, destacando as esferas empresarial, tecnológicas, profissional de conteúdo e de audiência. O estudo toma como aporte teórico os estudos de convergência, webjornalismo e mídia regional e faz uso do mapeamento, entrevista e pesquisa documental para coleta de dados. O jornal analisado é um veículo de referência nos estado e foi analisado a partir da integração impresso-digital, levando em consideração as cinco dimensões que estruturam o conceito de convergência adotado como balizador da pesquisa. A partir da análise foi possível constar que o jornal atua no ciberespaço com a lógica da produção impressa, pertence a um grupo de comunicação que atua em outras mídias, possui infraestrutura tecnológica razoável para o trabalho na web, conta com equipe reduzida de trabalho e sem integração das rotinas produtivas. Além disso, atua com a lógica de replicação do conteúdo do impresso no site e não explora as possibilidades da internet, bem como não tem estratégias efetivas de relacionamento com as audiências, mesmo dispondo de canais para tal atividade.

Biografias Autor

Alan Milhomem da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus Imperatriz). Especialista em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional pela mesma instituição. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. Bosista Capes. Pesquisador Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq). E-mail: milhomemalan@gmail.com.

Liana Vidigal Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq). E-mail: lividigal@uol.com.br

Referências

Castells, M. (2003). A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Castells, M. (2007). Para além da caridade: responsabilidade social no interesse da empresa na nova economia. In A. Cortina (org.), Construir confiança: ética na empresa na sociedade da informação e das comunicações (pp. 55-74). São Paulo: Edições Loyola.

García Avilés, J. (2009). La comunicación ante la convergencia digital: algunas fortalezas y debilidades. Signo y Pensamiento, 38: 103-113. Bogotá.

Enkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Maldonado, A. (2206). Práxis teórico/metodológica na pesquisa em comunicação: fundamentos, trilhas e saberes. In A. Maldondo, et al., Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina.

Marin, E. (2006). O ofício da pesquisa: processos do fazer. In A. Maldondo, et al., Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina.

Salaverría, R., et al. (2010). Concepto de convergencia periodistica. In X. García & X. Fariña (orgs), Convergencia digital: reconfiguração de los médios de comunicacion em España. Santiago de Compostela: Unidixital.

Salaverría, R. (2010). Estructura de la convergencia. In X. García & X. Fariña (orgs.), Convergencia digital: reconfiguração de los médios de comunicacion em España. Santiago de Compostela: Unidixital.

Salaverría, R. & Negredo, S. (2008). Periodismo Integrado: Convergencia de Medios y Reorganización de Redacciones. Barcelona: Editorial Sol.

Downloads

Publicado

2019-05-31