As dimensões convergentes no jornalismo regional do Jornal do Tocantins

Alan Milhomem da Silva, Liana Vidigal Rocha

Resumo


O objetivo da pesquisa é identificar e caracterizar as dimensões convergentes na versão on-line do Jornal do Tocantins, destacando as esferas empresarial, tecnológicas, profissional de conteúdo e de audiência. O estudo toma como aporte teórico os estudos de convergência, webjornalismo e mídia regional e faz uso do mapeamento, entrevista e pesquisa documental para coleta de dados. O jornal analisado é um veículo de referência nos estado e foi analisado a partir da integração impresso-digital, levando em consideração as cinco dimensões que estruturam o conceito de convergência adotado como balizador da pesquisa. A partir da análise foi possível constar que o jornal atua no ciberespaço com a lógica da produção impressa, pertence a um grupo de comunicação que atua em outras mídias, possui infraestrutura tecnológica razoável para o trabalho na web, conta com equipe reduzida de trabalho e sem integração das rotinas produtivas. Além disso, atua com a lógica de replicação do conteúdo do impresso no site e não explora as possibilidades da internet, bem como não tem estratégias efetivas de relacionamento com as audiências, mesmo dispondo de canais para tal atividade.


Palavras-chave


convergência; mídia regional; Jornal do Tocantins

Texto Completo:

PDF

Referências


Castells, M. (2003). A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Castells, M. (2007). Para além da caridade: responsabilidade social no interesse da empresa na nova economia. In A. Cortina (org.), Construir confiança: ética na empresa na sociedade da informação e das comunicações (pp. 55-74). São Paulo: Edições Loyola.

García Avilés, J. (2009). La comunicación ante la convergencia digital: algunas fortalezas y debilidades. Signo y Pensamiento, 38: 103-113. Bogotá.

Enkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Maldonado, A. (2206). Práxis teórico/metodológica na pesquisa em comunicação: fundamentos, trilhas e saberes. In A. Maldondo, et al., Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina.

Marin, E. (2006). O ofício da pesquisa: processos do fazer. In A. Maldondo, et al., Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina.

Salaverría, R., et al. (2010). Concepto de convergencia periodistica. In X. García & X. Fariña (orgs), Convergencia digital: reconfiguração de los médios de comunicacion em España. Santiago de Compostela: Unidixital.

Salaverría, R. (2010). Estructura de la convergencia. In X. García & X. Fariña (orgs.), Convergencia digital: reconfiguração de los médios de comunicacion em España. Santiago de Compostela: Unidixital.

Salaverría, R. & Negredo, S. (2008). Periodismo Integrado: Convergencia de Medios y Reorganización de Redacciones. Barcelona: Editorial Sol.


Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_PT