“Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto”: análise à retórica da tecnologia

Autores

Palavras-chave:

tecnologia, propaganda, comunicação, retórica

Resumo

A tecnologia, sobretudo a de informação e comunicação, é uma variável central da propaganda moderna. Fazer propaganda implica ter à disposição meios poderosos de difusão de mensagens, possibilidade garantida pela técnica atual. Esta relação pode desenhar-se sob uma segunda forma: a tecnologia como conteúdo propagado. Pretende-se analisar esta vertente, mas articulando-a com a disposição material da tecnologia no quotidiano enquanto modo também ele propagandístico de a apresentar. Para o efeito, articulam-se os conceitos de “propaganda”, em Jacques Ellul, e de “retórica”, em Michel Meyer. Em Ellul, a propaganda é uma prática totalizante; em Meyer, a retórica é interrogatividade, aspeto por vezes ausente, facto associado a ações de propaganda. Julga-se que a tecnologia hoje apresenta-se como total e pouco interrogada. Para o evidenciar, indicam-se um conjunto de casos e dados que mostram a existência desta retórica contundente na comunicação da tecnologia (designada de “pano de boca”) e na vivência dos artefactos técnicos como bens de consumo e pragmática do quotidiano (referida como “pano de fundo”). Em suma, elabora-se uma análise ao estado da discussão sobre o desenvolvimento técnico, verificando a sua fraqueza e sublinhando as implicações éticas e políticas.

Biografia Autor

Pedro Xavier Mendonça, Instituto Superior de Comunicação Empresarial IADE/UNIDCOM Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências Sociais-Sociologia pela Universidade de Lisboa, com uma tese sobre os processos de comunicação na inovação tecnológica; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE, com uma tese sobre tecnologia e publicidade; e licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Foi PhD visiting student na Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Desenvolve investigação em torno das ciências da comunicação, da sociologia das organizações, bem como dos estudos sociais de tecnologia. É referee em várias revistas científicas. Tem publicado artigos em revistas com arbitragem científica, nacionais e internacionais, bem como em jornais online e publicações culturais. Editor da revista Três Três. É professor adjunto no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Mantém atividade como investigador integrado no UNIDCOM/IADE e como investigador colaborador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi professor do ensino secundário e formador.

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Publicado

2018-12-18