Publicidade Digital e Adblocking em Portugal – Apropriar ou Não Apropriar, eis a questão

Autores

  • Tiago Lima Quintanilha CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
  • Miguel Paisana CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal e OberCom
  • Gustavo Cardoso ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa OberCom
  • Pedro Caldeira Pais CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal e OberCom

Palavras-chave:

adblockers, {adblocking em Portugal, motivos de apropriação de adblockers, literacias digitais, desafios para os media

Resumo

As dinâmicas de funcionamento do sector dos media contemporâneos estão, na era digital, cada vez mais susceptíveis a novas tensões. Da parte da estrutura financeira e dos modelos de negócio, poucos fenómenos serão tão relevantes de investigar quanto a utilização de software de adblocking, em consistente subida. Este artigo aborda a questão em duas vertentes: a) uma revisão teórica com enfoque na literatura mais recente e ainda escassa e b) testar a relevância desses contributos no caso português com base num estudo exploratório a uma amostra não probabilística. A relevância desta abordagem prende-se com a necessidade de compreender um fenómeno que tem em Portugal, à semelhança do resto do mundo, um forte impacto quer nos modelos de negócio das empresas de media quer na relação com os conteúdos informativos, por parte dos utilizadores de Internet. A revisão teórica e análise de dados demonstram a relevância do tema bem como a crescente tensão entre empresas, conteúdos e utilizadores no contexto dos recursos tecnológicos cada vez mais comuns e fáceis de operar nos ecossistemas digitais. O aumento dos índices de literacia crítica digital coincide com a tomada de consciência dos indivíduos face a conceitos como identidade, privacidade e relevância de conteúdos.

Biografias Autor

Tiago Lima Quintanilha, CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Investigador no CIES-IUL, exerceu funções no Observatório da Comunicação e foi Journal Manager da revista científica OBS*Observatorio (2009-2016).

Miguel Paisana, CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal e OberCom

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Investigador do Observatório da Comunicação e CIES-IUL.

Gustavo Cardoso, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa OberCom

Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, investigador associado no CADIS e no College d´Études Mondiales na FMSH em Paris. Membro do CIES-IUL e Director do OberCom.

Pedro Caldeira Pais, CIES - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal e OberCom

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Investigador do Observatório da Comunicação e CIES-IUL.

Referências

Bath, F. (2015). Ad blocking’s unintended consequences. Harvard Business Review. Link: https://hbr.org/2015/08/ad-blockings-unintended-consequences

Beckett, C. (2010). The value of networked journalism. Polis Journalism and Society. London School of Economics and Political Science: UK.

Clark, B. (2017). Princeton University is developing an undetectable ad blocker. Business insider. Link: www.businessinsider.com/princeton-university-is-developing-an-undetectable- ad-blocker-2017-4

Crites, J. & Ricken, M. (s.d.). Automatic adblocking: improving adblock for the mozilla platform. ResearchGate net publication.

Deuze, M. (2005). What is journalism? Professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism, 6/4, 442.64. Sage Publications.

Digital TV Research (2017). Online TV piracy forecasts. Link: www.digitaltvresearch.com/products/product?id=190

Fenton, N. (2010). News in the digital age. In The Routledge companion to news and journalism (p. 557). Routledge: UK.

Fidalgo, J. (2008). O jornalista em construção. Porto: Porto Editora.

Hague, C. & Payton, S. (2010). Digital literacy across the curriculum. Futurelab.

Ikram, M. & Kaafar, M. A. (2017). A first look at mobile ad-blocking apps. ResearchGate net publication.

Iqbal, U. et al (2017). The adwars: retrospective measurement and analysis of anti-adblock filter lists. The 2017 Internet Measurement Conference. DOI 10.1145/3131365.3131387.

Lewis, S. C. (2012). The tension between professional control and open participation: journalism and its boundaries. Information, Communication & Society, August, 15(6), 836-866. Routledge Taylor and Francis Group.

Livingstone, S. et al (2011). Digital literacy and safety skills. LSE. Research online. KPMG (2016). Re-evaluate ad spend. The numbers behind the adblocking war. Link: https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/pdf/2016/06/re-evaluate-ad-spend.pdf

Maslow, A. H. (1970). Motivation and personality. 2. ed. New York, Harper & Row.

Mughees, M. H. & Shafiq, Z. (2017). Detecting anti ad-blockers in the wild. Proceedings on Privacy Enhancing Technologies, (3), 130-146.

Newman, N. (2016). Journalism, media and technology predictions. Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford. Link: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-resea rch/journalism-media-and-technology-trends-and-predictions-2018

Newman, N. et al (2016). Reuters digital news report 2016. Reuters Institute for the Study of Jour- nalism, University of Oxford. Link: http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/ research/files/Digital%2520News%2520Report%25202016.pdf

Newman, N. et al (2017). Reuters digital news report 2017. Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford. Link: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/file s/Digital%20News%20Report%202017%20web_0.pdf

Nithyanad, R. et al (2016). Adblocking and counter-blocking: a slice of the Arms Race. ResearchGate net publication.

OVUM – TMT Intelligence (2017). Ad-blocking forecast 2016-21. Link: https://ovum.informa.com /resources/product-content/me0002-000774

PageFair (2013). The rise of adblocking. Link: https://downloads.pagefair.com/downloads/2016/0 5/The-Rise-of-Adblocking.pdf

Picard, R. G. (2015). Journalists’ perceptions of the future of journalistic work. Reuters Institute for the Study of Journalism.

Plummer, L. (2017). Google to launch chrome ad-blocker in early 2018, warns publishers to prepare. Link: www.wired.co.uk/article/google-chrome-ad-blocker

Queuniet, V. et al (2011). Les entreprises de presse face aux évolutions numériques. Délégation Générale à L ́emploi et à la formation professionnelle.

Rath, J. (2017). Industry-wide ad blocking could finally acknowledge that online advertising has problems. Business Insider. Link www.businessinsider.com/industry-wide-ad-blocking-is- big-benefit-for-google-and-facebook-2017-4

Rothenberg, R. (2015). Ad blocking: the unnecessary internet apocalypse - the ad industry ne- eds to disrupt the disruptors. AdAge. Link: http://adage.com/article/digitalnext/ad-blocking-

unnecessary-internet-apocalypse/300470/

Shiller, B. & Waldfogel, J. (2017). The impact of ad blockers on the internet. Vox Cepr ́s Policy Portal. Link: http://voxeu.org/article/impact-ad-blockers-internet

Singer, J. (2008). The journalist in the network. A shifting rationale for the gatekeeping role and the objectivity norm. Tripodos, 23, 61-76.

Storey, G.; Narayanan, A.; Reisman, D. & Mayer, J. (2017). The future of ad blocking: an analytical frameworks and new techniques. Link: http://randomwalker.info/publications/ad- blocking-framework-techniques.pdf

TailWind (2016). Adblocking in Greece. Study on the use of ad blocking and consumers’ stance towards online advertising. Link: http://tailwindemea.net/AdBlockingGreece/AdBlockingGr eece2016.pdf

Thomas, J. (2017). Programming, filtering, adblocking: an advertising and media automation. Media International Australia incorporating Culture and Policy, 166(1), 1329878-1773878.

Tillman, R. & Kirkpatrick, C. A. (1972). Promotion; persuasive communication in marketing (p. 94). Homewood, BL, Richard D. Irwin.

Scott, M. (2016). Rise of ad-blocking software threatens online revenue. Link: www.nytimes.com/ 2016/05/31/business/international/smartphone-ad-blocking-software-mobile.html

Vratonjic, N.; Manshaei M. H.; Grossklags J. & Hubaux, J. P. (2013). Ad-blocking games: mone- tizing online content under the threat of ad avoidance. In R. Böhme (eds.), The economics of information security and privacy. Springer, Berlin, Heidelberg.

Waisbord, S. (2013). Reinventing professionalism – journalism and news in global perspective. UK: Polity Press.

Zelizer, B. (2015). Terms of choice: uncertainty, journalism and crisis. Journal of Communication. doi:10.1111/jcom.12157. International Communication Association.

Downloads

Publicado

2018-06-05