Entre o convencer e o admirar: estratégias discursivas da Igreja Universal na Programação IURD e na campanha Eu Sou A Universal

Autores

  • Marco Túlio Sousa Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jênifer Rosa de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Igreja Universal do Reino de Deus, análise de discurso, programação IURD, Eu Sou A Universal

Resumo

O presente trabalho expõe uma análise comparativa de dois produtos midiáticos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD): uma peça publicitária da campanha "Eu sou a Universal"disponível na internet e um testemunho proferido por um fiel veiculado em um dos programas televisivos que compõem a Programação IURD (conjunto de programas que a igreja exibe durante a madrugada) do estado brasileiro de Minas Gerais. Em comum os objetos analisados trazem a história de Cláudio Soares, ex-mendigo que se tornou empresário bem sucedido. Tendo como referenciais teóricos a Análise de Discurso franco-brasileira de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, bem como elementos da retórica aristotélica, procuramos identificar as diferentes estratégias discursivas que a IURD utiliza a partir dos dois contextos enunciativos. Dessa forma, observamos em que tais estratégias diferem de acordo com os objetivos específicos de cada produto e o público para os quais eles se destinam.

Biografia Autor

Marco Túlio Sousa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

Carvalho, C. A. de & Sousa, M. T. de (2014). Narrar, lembrar, esquecer: os 35 anos da Igreja Universal na Folha Universal e na Folha de Portugal. Estudos em Comunicação, (17), 143- 166.

Castro, J. & Duarte, A. (2012, junho 29). Censo: Igreja Universal perde adeptos, e Poder de Deus ganha. O Globo. Disponível: https://goo.gl/LROSZM. Acesso: 31/07/2016.

Mariano, R. (1999). NeoPentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola.

Modesto, C. M. (2012). 34 anos de evangelismo eletrônico. Observatório da Imprensa. Disponível em: https://goo.gl/0kQ0ow. Acesso: 12/08/2016.

Oliveira, J. R. &, Sousa, M. T. de (2014). O fiel como garoto propaganda: análise discursiva de uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. Novos Olhares, (3), 2.

Osakabe, H. (1999). Argumentação e discurso político. São Paulo: Martins Fontes.

Orlandi, E. P. (2005). Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.

Oro, A. P. (2007). Intolerância religiosa e reações afro no Rio Grande do Sul. In V. G. da Silva (org), Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro- brasileiro. São Paulo: Edusp.

Ricoeur, P. (1991). Do texto a acção: ensaios de hermenêutica II. Porto: Res.

Ricoeur, P. (2010). Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica – Tomo I. São Paulo: Martins Fontes.

Sousa, M. T. de. (2014). As narrativas do reino: análise narrativa de programas televisivos da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social. Programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-05