Educação para a Leitura na Era da Informação: Novas poéticas e estruturas narrativas para o envolvimento do público jovem em atividades de leitura

Juliana Monteiro, Miguel Carvalhais, Carla Morais

Resumo


O contato precoce com um fluxo contínuo de informação moldou as necessidades dos estudantes atuais, apresentando desafios e oportunidades sem precedentes para a sua educação.  Este contexto repercute-se incontornavelmente na necessidade de desenvolver novas estratégias de ensino-aprendizagem formais e informais para dar resposta a estas novas necessidades, novas maneiras de pensar e até novas estruturas cognitivas. Paralelamente, e encarando a leitura como um dos principais pilares para a capacidade de singrar em desafios na esfera educativa e profissional numa sociedade digital em que a informação flui com uma facilidade e rapidez sem precedentes, evidencia-se também uma necessidade de repensar a educação para a leitura, aproveitando o potencial das novas tecnologias da informação e comunicação e do edutainment, em que o uso de estruturas narrativas hipertextuais, cibertextuais e ergódicas poderá ter especial interesse. Este artigo procura traçar um levantamento teórico que sustente uma compreensão integrada da problemática da educação para a leitura na Era da Informação, refletindo sobre o potencial de novas poéticas e estruturas narrativas para o envolvimento do público jovem em atividades de leitura.

Palavras-chave


Narrativa multilinear; Edutainment; Aprendizagem Informal; Nativos digitais; Tecnologias de informação e comunicação; Novas Estruturas Narrativas

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