O recurso ao Transmedia Storytelling para promoção da imagem de uma empresa de design e criatividade

Miguel Nunes Carvalho, Ana Rita Costa Bonifácio Selores dos Santos, Nuno Filipe da Cunha Barbosa

Resumo


Numa era cada vez mais saturada ao nível de informação e publicidade, é fundamental que as empresas comecem a explorar novos e diferentes meios e métodos para atingir o seu público alvo. Neste artigo analisa-se o recurso ao Transmedia Storytelling como estratégia para promover a imagem de uma empresa de design e criatividade, tendo com base um caso concreto de utilização. Para o efeito, efetuou-se um levantamento de elementos que vários autores sugerem ser necessários em estratégias de Transmedia Storytelling. Posteriormente, desenhou-se e produziu-se um protótipo de uma estratégia de Transmedia Storytelling. Numa fase final, este protótipo foi divulgado e avaliado por um grupo de pessoas com ligação à empresa de design e criatividade e por um grupo de peritos da área do audiovisual. Os dados obtidos permitem obter um conhecimento mais aprofundado sobre a presença de determinados elementos (agrupados por plataformas, participação e experiência) numa estratégia de Transmedia Storytelling. A investigação desenvolvida contribui ainda para apoiar o desenho, implementação e aplicação de estratégias de Transmedia Storytelling para promoção empresarial, tendo revelado que estas podem ser um meio interessante e inovador para promover a imagem e os valores que a empresa deseja transmitir aos seus clientes.


Palavras-chave


Comunicação; Audiovisual; Média

Texto Completo:

PDF

Referências


De Clerck, J.-P. (n.d.). Using storytelling to strengthen your brand. Retirado de www.i-scoop.eu/using-storytelling-strengthen-brand/ (8 de novembro de 2016).

DeMott, R. (2015). How transmedia made lego the most powerful brand in the world. Retirado dewww.awn.com/animationworld/how-transmedia-made-LEGO-most-powerful-brand-world (8 de novembro de 2016).

Dreamlab. (2010). O que é que te inspira?. Retirado de www.behance.net/gallery/17294147/dreamlab-o-que-que-te-inspira (20 de outubro de 2017).

Fiorelli, G. (2015). Transmedia storytelling: the complete guide. Retirado de www.stateofdigital.com/complete-guide-transmedia-storytelling/ (22 de novembro de 2016).

Jenkins, H. (2003). Transmedia storytelling. Retirado de www.technologyreview.com/s/401760/transmedia-storytelling/ (23 de novembro de 2016).

Jenkins, H. (2007). Transmedia storytelling 101. Retirado de http://henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling _101.html (23 de novembro de 2016).

Jenkins, H. (2009). If it doesn’t spread, it’s dead (part one): media viruses and memes. Retirado de http://henryjenkins.org/blog/2009/02/if_it_doesnt_spread_its_dead_p.html (23 de novembro de 2016).

Jenkins, H.; Clinton, K.; Purushotma, R.; Robison, A. J. & Weigel, M. (2006). Confrontingthe challenges of participatory culture: media education for the 21 century. macarthur, 21. Retirado de https://doi.org/10.1108/eb046280 (24 de novembro de 2016).

Jiwa, B. (n.d.). The purpose of brand storytelling. Retirado de http://thestoryoftelling.com/purpose-brand-storytelling/ (4 de dezembro de 2016).

Johnson, D. (n.d.). A history of transmedia entertainment. Retirado de http://spreadablemedia.org/essays/johnson/#.wdwo4qklsgq (18 de novembro de 2016).

Joss, E. (2012). The beginner’s guide to brand storytelling. Retirado de www.xcellentmedia.co.za/blog/beginners-guide-brand-storytelling/ (22 de novembro de 2016).

Tenderich, B. (2014). Trans media branding (1st ed.). Frankfurt: Eimo, Europäisches Institut für Medienoptimierung. Retirado de www.eimo.org/bilder/transmedia.pdf (5 de dezembro de 2016).

Weiss, E. (2013). What does “the scarecrow” tell us about chipotle?. Retirado de www.newyorker.com/business/currency/what-does-the-scarecrow-tell-us-about-chipotle (23 de novembro de 2016).

Wittenberg-cox, A. (2014). LEGO’s Girl Problem Starts with Management. Retirado de https://hbr.org/2014/09/legos-girl-problem-starts-with-management (31 de outubro de 2017).


Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_PT