Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais

Autores

  • Patrícia Silveira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) / IADE - Universidade Europeia / Universidade Católica
  • Inês Amaral Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) / Instituto Superior Miguel Torga

Palavras-chave:

jovens, atualidade, media sociais

Resumo

As transformações no panorama mediático e as implicações destas ao nível do uso dos media pelas gerações mais jovens têm sido objeto de estudo de várias investigações. Os estudos em torno desta problemática documentam que os mais jovens revelam apatia e desinteresse pelas questões “sérias” da sociedade e do mundo, tal como falta de motivação para acompanhar estes assuntos. Assumindo este quadro teórico, este artigo tem como objetivo compreender os modos de apropriação que os jovens adultos fazem dos media sociais e de como estes se podem constituir como veículos para o acompanhamento da atualidade, o desenvolvimento de competências de literacia mediática e a participação cívica. Do ponto de vista metodológico, esta investigação envolveu a realização de quatro grupos de foco junto de 24 jovens universitários das zonas de Coimbra e de Lisboa, provenientes de distintos contextos familiares e sociais. As principais conclusões revelam um consumo passivo e quase exclusivo de informação on-line, ceticismo e descrença em relação aos media tradicionais, desconfiança nos media digitais, generalização da ideia de “notícia falsa”, envolvimento cívico muito reduzido e descrença na relevância da participação ativa, e perceção de que os mais jovens não são públicos da notícia.

 

Referências

Alon-Tirosh, M. & Lemish, D. (2014). “If i was making the news”: what do children want from news?. Participations – Journal of Audience & Reception Studies, 11(1), 108-128.

Barber, T. (2009). Participation, citizenship, and well-being: engaging with young people, making a difference. Young – Nordic Journal of Youth Research, 17(1), 25-40.

Brites, M. J. (2010). Jovens (15-18 anos) e informação noticiosa: a importância dos capitais cultural e tecnológico. Estudos em Comunicação, (8), 169-192.

Brites, M. J. (2015). Jovens e culturas cívicas: por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Labcom.IFP.

Buckingham, D. (2000). The making of citizens: young people, news and politics. London: Routledge.

Buckingham, D. (2005). Educación en medios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós (edição original inglesa de 2003).

Cara, J. C. G. & Tornero, J. M. P. (2010). La alfabetización mediática y la lei general de comunicación audiovisual en España. Barcelona: Editorial UOC.

Carpentier, N. (2011). Media and participation: a site of ideological-democratic struggle. Intel- lect Ltd.

Carter, C.; Davies, M. M.; Allan, S. & Mendes, K. (2009). What do children want from BBC? Children‘s content and participatory environments in an age of citizen media. Cardiif: The Cardiff School of Journalism. Disponível em: www.bbc.co.uk/blogs/legacy/knowledgeexchange /cardifftwo.pdf (acedido em 14 de maio de 2014).

Couldry, N. & Markham, T. (2006). Public connection through media consumption: between oversocialization and de-socialization?. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, 608(1), 251-269.

Dalghren, P. (2002). Children in swedish news. News From ICCVOS, 6, 1, 6.

Dahlgren, P. (2009). Media and political engagement. Cambridge: Cambridge University Press.

Delorme, M. I .C. (2013). As crianças e as notícias da televisão. Educação em Revista, 29(1), 205-223.

ERC (2016). As novas dinâmicas do consumo audiovisual em Portugal. Disponível em: www.erc. pt/documentos/Estudos/ConsumoAVemPT/index.html. (acedido em 19 de maio de 2017)

Jenkins, H.; Clinton, K.; Purushotma, R.; Robinson, A. J. & Weigel, M. (2009). Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st Century. MacArthur Foundation. Massachusetts Institute of Technology. Disponível em: https://mitpress.mit.edu/sites /default/files/titles/free_download/9780262513623_Confronting_the_Challenges.pdf (acedi- do em 7 de maio de 2015).

Livingstone, S.; Couldry, N. & Markham, T. (2007). Youthful steps towards civic participation: does the internet help?. In B. Loader (ed.), Young citizens in the digital age: political engagement, young people and new media (pp. 21-34). London: Routledge.

McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Mihaidilis, P. (2011). New civic voices & the emerging media literacy landscape. Journal of Media Literacy Education, 3(1), 4-5.

Olson, D. & Rampaul, G. (2013). Representations of Childhood in the Media. In D. Lemish (ed.), The Routledge International Handbook of children, adolescents and media (pp. 23- 30). London & New York: Routledge.

Ponte, C. & Afonso, B. (2009). Crianças e jovens em notícia – análise da cobertura jornalística em 2005. In C. Ponte (org.), Crianças e jovens em notícia (pp.29-46). Lisboa: Livros Horizonte.

Ponte, C. (2011). Uma geração digital? A influência familiar na experiência mediática de adolescentes. Sociologia, Problemas e Práticas, (65), 31-50.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, 9(5), 1-6.

Reese, S. (2012). Global news literacy. In P. Mihaidilis (ed.), News literacy: global perspectives for the newsroom and the classroom (pp.63-80). New York: Peter Lang.

Third, A.; Bellerose, D.; Dawkins, U.; Keltie, E. & Pihl, K. (2014). Children‘s Rights in the Digital Age: A Download from Children Around the World. YOUNGANDWELL. Unicef.

Downloads

Publicado

2018-06-05