Crise económica e financeira: o enquadramento da sétima avaliação da troika ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro português (PAEF) no Jornal Negócios

Autores

  • Mafalda Alexandra Lobo Pereira Universidade do Minho

Palavras-chave:

Portugal, crise económica e financeira, avaliações da troika, programa de ajustamento, ‘enquadramento’ (framing), jornalismo

Resumo

O estudo do ‘enquadramento’ da crise económico-financeira em Portugal no contexto da sétima avaliação da troika em 2013, encontra o seu lugar no campo dos estudos de média e jornalismo. Partindo do conceito de ‘enquadramento’ (Entman, 1994), pretendemos analisar como é que o Jornal de Negócios enquadrou os temas e assuntos ligados à sétima avaliação do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro Português (PAEF). A análise revelou que os ‘enquadramentos’ noticiosos nos jornais econó- micos, estão relacionados com momentos de grande crispação política interna e externa, entre a troika, o Governo, as instituições políticas nacionais e os parceiros sociais. Portugal, de fevereiro a junho de 2013, assistiu ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC), a mais austeridade, a uma crise na coligação (PSD/CDS-PP), Orçamento do Estado (OE) retificativo, regresso aos mercados, e à sustentação da ideia de que o programa de ajustamento precisava de mais tempo para ser concretizado com sucesso através da flexibilização das metas do défice e do empréstimo. Neste período foram identificados vários problemas; atribuídas responsabilidades; identificados os riscos e ameaças presentes no contexto (nacional e internacional). Após a avaliação avançaram-se com soluções que levaram a tomadas de decisão com vista à consolidação orçamental.

Biografia Autor

Mafalda Alexandra Lobo Pereira, Universidade do Minho

Bolseira FCT - Programa Doutoral Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade da Universidade do Minho. Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UL). Tem desenvolvido trabalho como investigadora em projectos de investigação na área dos media e da política, e tem artigos publicados sobre as temáticas dos media, jornalismo, e comunicação política.

Referências

Agência Lusa (2012, novembro 19). Vítor Gaspar diz que programa está "bem-adaptado" a Portugal. Acedido em www.rtp.pt/noticias/economia/vitor-gaspar-diz-que-programa-esta-bem- adaptado-a-portugal_n604785

Albuquerque, C. T. (2014). A austeridade de Maastricht. In E. P. Ferreira (org.), A austeridade cura? A austeridade mata? (pp. 263-288). Lisboa: Edição AAFDL.

Beckett, K. (1995). Media depictions of drug abuse: the impact of official sources. In P. Wasburn (ed.), Research in political psychology, 7, (pp. 161-182). Greenwich: JAI Press.

Boin, A., et al (eds.) (2005). The politics of crisis management: public leadership under pressure. Cambridge, CUP.

Camilo & Santos (orgs.) (2015). Manipulação e Persuasão: posições e contraposições. Covilhã: Labcom.IFP.

Cappella, J. & Jamieson K. (1997). Spiral cynicism. New York: Oxford University Press.

Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial.

Chaparro, M. C. (2001). A linguagem dos conflitos. Colecção Comunicação. Minerva Coimbra.

Cobb, R. W. & Elder, C. D. (1971). The politics of agenda-building: An alternative perspective for modern democratic theory. The Journal of Politics 33, 892-915.

Cohen, B. (1963). The press and foreign Policy. Princeton, Princeton University Press.

Cornfield, M.; Carson, J.; Kalis, A. & Simon, E. (2005). Buzz, blogs and beyond: the inter net and the national discourse in the fall of 2004. Acedido em http://195.130.87.21:8080/dspace/bitstream/123456789/557/1/Buzz%2C%20Blogs%2C%20And%20Beyond.pdf

Correia, J. C. (2011). O admirável mundo das notícias – teorias e métodos. Livros Labcom. Couldry, N.; Livingstone, S. & Markham, T. (2010). Media consumption and public engagement – beyond the presumption of attention. Basignstoke: Palgrave Macmillan.

Dahlgren, P. (2005). The Internet, public spheres, and political communication: dispersion and deliberation. Political Communication, 22, 147-162.

Effing, E.; Hillegersberg, J. & Huibers (2011) T.W.C. Social media and political participation: are Facebook, Twitter and YouTube democratizing our political systems?. Electronic Participa- tion. Third I FIP WG (pp. 25-35). 8.5 International Conference, ePart 2011, 29 Aug-1 Sep 2011, Delft.

Entman, R. (1994). Framing toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 10, 155-173.

Entman, R. M. & Usher, N. (2018). Framing in a fractured democracy: impacts of digital tech- nology on ideology, power and cascading network activation. Journal of Communication, 68 (2), 298-308. Acedido em https://doi.org/10.1093/joc/jqx019.

Ferin Cunha, I. (2013). Cobertura jornalística da crise política e financeira e o “Issue” corrupção política. Brazilian Journalism Research, 9(1), 18-37.

Ferreira, G. B. (2017, março 23) Quem define a agenda na era da Internet. Acedido em http://pt.ejo .ch/jornalismo/define-agenda-na-era-da-internet

Gamson, W. & Lasch K. (1983). The political culture of social welfare policy. In S. Spiro & E. Yuchtman-Yaar (eds.), Evaluating the welfare state (pp. 397-415). New York: Academic Press

Gamson, W. & Meyer, D. (1996). Framing political opportunity. In D. McAdam et al. (eds.), Comparative perspectives on social movements (pp. 291-311). New York: Cambridge University Press.

Gamson, W. & Modigliani, A. (1989). Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach. American Journal of Sociology, 95, 1-37.

Gamson, W. & Modigliani, A. (1987). The changing culture of affirmative action, Research in Political Sociology, 3, 137-177.

Gans, H. J. (1979). Deciding what’s news. New York: Pantheon Books.

Ghanem, S. (1997). Filling in the tapestry: the second level of agenda setting. In M. McCombs, D. Shaw & D. Weaver (eds.), Communication and democracy (pp. 3-14). Mahwah: Lawrence Erlbaum.

Gitlin, T. (1980). The whole world is watching. Berkeley: University of California Press. Goffman, E. (1974). Frame analysis: An essay on the organization of experience. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Gradim, A. (2016). O enquadramento das notícias. Coleção Media e Jornalismo. Livros Horizonte.

Hallin, D. (1994). We keep America on top of the world. New York: Routledge.

Kes-Erkul & Erdem-Erkul (2009). Web 2.0 in the process of e-participation: the case of organizing for America and Obama Administration. National Center for Digital Government Working Paper series, 9(1), 1-19.

Kosicki, G. (1993). Problems and opportunities in agenda setting research. Journal of Communication, 43(2), 100-128.

Lang, K. & Lang, G. E. (1986) Los mass-media y las elecciones. In M. de Moragas (ed.), So- ciología de la comunicación de masas III. Propaganda POLÍTICA Y OPINIÓN PÚBLICa. Barcelona: Gustavo Gili: [Edição original de 1955].

Lawrence, R. (2000). Game-framing the issues: tracking the strategy frame in public policy news. Political Communication, 17, 93-114.

Lawrence, R.; Molyneux, L.; Coddington, M. & Holton, A. (2014) Tweeting Conventions: Politi- cal journalists’ use of Twitter to cover the 2012 presidential campaign. Journalism Studies, 15 (6), 789-806. Doi: 10.1080/1461670X.2013.836378.

Lazarsfeld, P. F.; Berelson, B. & Gaudet, H. (1944). The people’s choice: how the voter makes up his mind in a presidential campaign. New York: Duell, Sloan and Pearce.

Lippmann, W. (1922/1961). Public opinion. Nova Iorque: Free Press.

Lobo, M. (2015). Agenda pública do escândalo financeiro português – BPN: a mediatização e espectacularização na rede social Facebook. XIV Congresso Ibercom (pp.591-602). São Paulo, Brasil. Acedido em www.assibercom.org/download/Ibercom_2015_Anais_Completo.pdf

Lobo, M. & Contreiras, P. (2017). Presidenciais 2016: a personalização das campanhas, o debate das ideias e o (não) papel dos partidos políticos no discurso jornalístico. In A. Moreira, E. Araújo & H. Sousa (eds.), Comunicação e política: tempos, contextos e desafios (pp. 91- 119). Braga: CECS.

Lopes, F. (2008). A TV do real – a televisão e o espaço público. Coimbra: Minerva Coimbra. Maher, M. (2001). Framing: an emerging paradigm or a phase of agenda setting?. In S. Reese, O.

Gandy Jr. & A. Grant (eds.), Framing public life (pp. 83-94). Mahwah: Lawrence Erlbaum.

McCombs, M. & Ghanem S. (2001). The convergence of agenda setting and framing. In S. Reese, O. Gandy Jr. & A. Grant (eds.), Framing public life (pp. 67-81). Mahwah: Lawrence Erlbaum.

McCombs, M. & Shaw, D. L. (1972). The agenda-setting funcion of mass media. Public Opinion Quarterly, 36, 176-187.

Miranda, E. (2016) Entrevista presencial realizada por Mafalda Lobo, na qualidade de jornalista do Jornal de Negócios no período da intervenção da troika, no Jornal de Negócios, no dia 17 de novembro de 2016.

Miranda, E. (2015). Seminário Crises: O jornalismo e a economia do Séc. XXI. 29 de setembro de 2015 – Auditório. J.J. Laginha | ISCTE-IUL.

Nisbet, M. C. (2008). Agenda building. In W. Donsbach (ed.), International encyclopedia of communication. New York: Blackwell Publishing.

Patterson, T. & McClure, R. (1976). The unseeing eye. The myth of television power in national polities. New York: Putnam.

Patterson, T. (1980). The mass media election. New York: Praeger.

Patterson, T. (1993). Out of order. New York: Vintage Books. Polat, R. K. (2005) The Internet and Political Participation: exploring the explanatory links’.

European Journal of Communication, 20(4), 435-459. Pole A. (2010). Blogging the political – politics and participation in a networked society. New York: Routledge.

Porto, M. P. (2002) Enquadramentos da Mídia e Política. Acedido em www.anpocs.com/index.php /encontros/papers/26-encontro-anual-da-anpocs/gt-23/gt09-13/4400-mporto-enquadramento s/file.

Recuero, R. (2009). Redes Sociais na Internet. Acedido em www.ichca.ufal.br/graduacao/bibliote conomia/v1/wpcontent/uploads/redessociaisnainternetrecuero.pdf

Reese, S. D.; Gandy Jr., O. H. & Grant, A. E. (2001). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Roberts, D. (1972). The nature of communications effects. In W. Schramm & D. Robert (eds.), (pp. 349-387).

Robinson, M. & Sheehan, M. (1983). Over the wire and on TV: CBS an UPI in campaign ́80. New York: Rusell Sage Foundation.

Rodrigues, M. (1997). Imprensa, congresso e democracia. Dissertação de mestrado, Brasília, Universidade de Brasília, UnB.

Romão, A. (2014). A Crise “mata”, a Austeridade “enterra”. In E. P. Ferreira (org.), A austeridade cura? A austeridade mata? (pp. 247-261). Lisboa: Edição AAFDL.

Santos, E. A. (2014). Austeridade: origens e consequências de um preconceito. In E. P. Ferreira (org.), A austeridade cura? A austeridade mata? (pp. 411-433). Lisboa: Edição AAFDL.

Scheufele, D. (1999). Framing as a theory of media effects. Journal of Communication, 49(1), 103-122.

Semetko, H. & Mandelli A. (1997). Setting the agenda for cross-national research: bringing values into the concept. In M. McCombs, D. Shaw & D. Weaver (eds.), Communication and democracy (pp. 195-207). Mahwah: Lawrence Erlbaum.

Serrano & Calado (2015). Serão os blogs uma alternativa aos media na discussão pública de temas como a corrupção política?. Corrupção Política, Media e Democracia Revista Media & Jornalismo, 14(26).

Singer, J. (2015). Leaning conservative: innovation and presidential campaign coverage by U.S. newspaper websites in the digital age. ISOJ, 5 (1), 1-20. Retrieved from http://openaccess.cit y.ac.uk/6775/.

Stligtz, J. E. (2016). O preço da desigualdade. Editora Bertrand. Traquina, N. (2000). O poder do jornalismo – análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva Coimbra.

Tuchman, G. (1978). Making news, a study in the construction of reality. New York: The Free Press.

Williams Jr., W.; Shapiro, M. & Craig, C. (1991). The impact of campaign agendas on perceptions of issues. In D. Protess & M. McCombs (eds.), Agenda setting: readings on media, public opinion, and policymaking (pp. 251-259). Hillsdale: Lawrence Erlbaum.

Wolf, A. (2012). Two for the price of one? The contribution to development of the new female elites. In A. Amsden, A. DiCaprio & J. A. Robinson (eds.), The role of elites in economic development (pp. 120-139). Oxford, England: Oxford University Press.

Wolfsfeld, G. (2011). Making sense of media & politics: five principles in political Communication. New York: Routledge.

Jornais consultados

Jornal de Negócios, 19/02/2013 Jornal de Negócios, 21/02/2013 Jornal de Negócios, 25/02/2013 Jornal de Negócios, 11/03/2013 Jornal de Negócios, 12/03/2013 Jornal de Negócios, 13/03/2013 Jornal de Negócios, 14/03/2013 Jornal de Negócios, 15/03/2013 Jornal de Negócios, 3/04/2013 Jornal de Negócios, 4/04/2013 Jornal de Negócios, 8/04/2013 Jornal de Negócios, 12/06/2013

Downloads

Publicado

2018-06-05