Pequena História da Fotografia nas Redes Sociais

Autores

  • Wagner Souza e Silva Universidade de São Paulo
  • Raul Ernesto Pereira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

história da fotografia, redes sociais, Walter Benjamin

Resumo

Servindo-se de uma aproximação similar à que Walter Benjamin estabelece em seu Pequena história da fotografia, texto produzido próximo ao centenário da prática fotográfica, o ensaio aqui proposto buscará explorar a recente trajetória da fotografia associada às redes sociais, neste momento próximo ao seu bicentenário. Apesar de pequeno em termos de tempo, o período aqui abordado é grandioso em termos de impacto, em vista das reconfigurações tecnológicas promovidas pelo numérico nas últimas duas décadas, as quais vêm definindo os primeiros movimentos de uma prática fotográfica inserida numa nova dinâmica de produção e compartilhamento, que entendemos possuir importância e ineditismo similares aos primeiros anos da fotografia no século XIX, os quais, para Benjamin, representaram a essência da fotografia.

Biografias Autor

Wagner Souza e Silva, Universidade de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP

Raul Ernesto Pereira, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP

Referências

Benjamin, W. (1994). Pequena história da fotografia. Obras Escolhidas, Vol I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense.

Castells, M. (2003). Internet e sociedade em rede. In D. Moraes (org.), Por uma outra comunicação. Rio: Record.

Castells, M. (1999). Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.

CÓRTEX: Mapas de rede, Trends de Rua e a Política na Era do Perfil. Um passeio com Fábio Malini. Produção de Estúdio Fluxo. Entrevistador: Bruno Torturra. São Paulo, 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=JdY0HfW4ygQ. Acesso em 14 de abril de 2017.

Daquino, F. (s.d.). A história das redes sociais: como tudo começou. Disponível em www.tecmund o.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm. Acesso em 18 de abr. 2017.

Flusser, V. (2008). Universo das imagens técnicas: o elogio da superficialidade. São Paulo: Annblume.

Flusser, V. (2002). Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Horling, B & Kulick, M. (s.d.). Personalized Search for everyone. Disponível em https://googleblo g.blogspot.com.br/2009/12/personalized-search-for-everyone.html. Acesso em 18 de abril de 2017.

OXFORD. Definition of selfie in english. Disponível em https://en.oxforddictionaries.com/definitio n/selfie. Acesso em 14 de abril de 2017.

Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

Schonfeld, E. (s.d.). Zuckerberg: "We Are Building A Web Where The Default Is Social". Dispo- nível em https://techcrunch.com/2010/04/21/zuckerbergs-buildin-web-default-social/. Aces- so em 18 de abril de 2017.

Silva Jr., A. (2015). O segundo clique da fotografia: entre o registro do instante e o instante com- partilhado. Trabalho apresentado ao GP Fotografia, XIV Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1924-1.pdf. Acesso em 19/04/2017.

Sodré, M. (2014). A ciência do comum. Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2018-06-05