Podcast como instrumento de divulgação científica: uma análise bibliométrica

Autores

  • Sara Pires dos Santos Estudante de Engenharia de Produção, Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Adriano David Monteiro de Barros Professor do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) http://orcid.org/0000-0002-0790-979X

Palavras-chave:

Podcast. Divulgação científica. Bibliometria

Resumo

Os avanços tecnológicos do século XXI possibilitaram a expansão e popularização de conteúdos sob demanda. Nesse sentido, o formato podcast se destaca, considerando sua facilidade de produção e divulgação de informações. O presente estudo objetiva compreender de que maneira o formato de podcasts contribui para divulgação científica. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática nas bases Web of Science, Emerald, Scielo, Scopus, ScienceDirect, Redalyc e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados identificaram que a utilização do podcast como instrumento de divulgação científica se concentra em esferas educativas, além de se caracterizar uma útil ferramenta para cientistas e especialistas divulgarem informações para o público geral.

Biografias Autor

Sara Pires dos Santos, Estudante de Engenharia de Produção, Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães.

Adriano David Monteiro de Barros, Professor do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães - Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutorando em Administração e Controladoria, na linha de pesquisa em Organizações, Estratégia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa em Tecnologia, Trabalho e Organizações. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela FIP, Especialista em Democracia e Direitos Fundamentais pela UEPB, Especialista em Gestão da Saúde pela UEPB, Especialista em Direitos Humanos pela UFCG, Bacharel em Administração pela FMN e Bacharel em Administração Pública pela UEPB. É líder do Núcleo de Engenharia de Produção e Performance Organizacional - NEPPO e integrante dos Grupos de Pesquisa EC2M - Observatório: Câmara de Estudos em Engenharia de Custos e Modelagem de Métricas e Complexidade & Organizações, vinculados à Universidade Federal da Paraíba. Foi integrante dos grupos de pesquisa Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade, vinculado à UEPB, na linha de pesquisa sobre Sustentabilidade no Setor Público, do Núcleo de Estudos Escandinavos, vinculado à FAÍSA e por fim, do CEBESP - Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos. Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar do Campus de Luís Eduardo Magalhães. Pesquisador nas áreas de Administração e Engenharia de Produção, com pesquisas relacionadas aos seguintes temas: métricas, medidas e indicadores de desempenho organizacional; Sistema Produto-Serviço Sustentável; Nexus Água-Energia-Alimento; Economia Circular; Simbiose Industrial; Desenvolvimento Sustentável e Inovação orientados ao Agronegócio.

Referências

Anteby, R., Amiel, I., Cordoba, M., Axelsson, C. G. S., Rosin, D., & Phitayakorn, R. (2021). Development and Utilization of a Medical Student Surgery Podcast During COVID-19. Journal of Surgical Research, 265(January), 95–99. doi: 10.1016/j.jss.2021.03.059

Araujo, D. M. de. (2019). Análise de textos de divulgação científica visando sua possível utilização no ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília, Instituto de Química. Retrieved from https://bdm.unb.br/bitstream/10483/26593/1/2019_DeivissonMontalvaoDeAraujo_tcc.pdf

Back, D. A., Malotky, J. Von, Sostmann, K., & Hube, R. (2016). Superior Gain in Knowledge by Podcasts Versus Text-Based Learning in Teaching Orthopedics : A Randomized Controlled Trial. Journal of Surgical Education, 74(1), 154–160. doi: 10.1016/j.jsurg.2016.07.008

Barrios, F. V. G. B. V., & Palma, E. (2020). El podcast en el desarrollo de las habilidades orales en estudiantes de Inglés como lengua extranjera. Educere, 24(78), 237–251.

Barros, Á. G. De, Souza, C. H. M. De, & Teixeira, R. (2020). Evolução das comunicações até a internet das coisas: a passagem para uma era da comunicação humana. Cadernos de Educação Básica, 5(3), 260. doi: 10.33025/ceb.v5i3.3065

Berk, J., Olsen, S., Atkinson, J., & Comerford, J. (2007). Innovation in a podshell: Bringing information literacy into the world of podcasting. Electronic Library, 25(4), 409–419. doi: 10.1108/02640470710779826

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. (2021). https://bdtd.ibict.br/vufind/

Bossaer, J. B. (2020). International usage of an English language oncology pharmacy podcast. Journal of Oncology Pharmacy Practice. doi: 10.1177/1078155220973721

Boury, N., Alvarez, K. S., Costas, A. G., Knapp, G. S., & Seipelt-Thiemann, R. L. (2021). Teaching in the Time of COVID-19: Creation of a Digital Internship to Develop Scientific Thinking Skills and Create Science Literacy Exercises for Use in Remote Classrooms †. Journal of Microbiology & Biology Education, 22(1), 1–6. doi: 10.1128/jmbe.v22i1.2433

Bueno, W. C. (2010). Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15(esp), 1. doi: 10.5433/1981-8920.2010v15nespp1

Bueno, W. D. C. (2014). A Divulgação da Produção Científica no Brasil: A Visibilidade da Pesquisa nos Portais das Universidades Brasileiras. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade e Cultura., 7. doi: 10.5380/am.v0i7.36340

Canan, I., & Birk, G. (2017). Scientific divulgation of accounting: content analysis of the websites of Brazilian Higher Education Institutions. Revista De Gestao, Financas E Contabilidade, 7(3), 23.

Cândido, R. B., Garcia, F. G., Saber Campos, A. L., & Filho, E. T. (2018). Lei de Lotka: um olhar sobre a produtividade dos autores na literatura brasileira de finanças. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, 23(53), 1–15. doi: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p1

Cassettari, R. R. B., Pinto, A. L., Rodrigues, R. S., & Dos Santos, L. S. (2015). Comparison of Zipf’s law in textual content and oral discourse. Profesional de La Informacion, 24(2), 157–167. doi: 10.3145/epi.2015.mar.09

Celaya, I., Ramírez-Montoya, M. S., Naval, C., & Arbués, E. (2020). Uses of the podcast for educational purposes. Systematic mapping of the literature in WoS and Scopus (2014-2019). Revista Latina de Comunicacion Social, 2020(77), 179–201. doi: 10.4185/RLCS-2020-1454

Chin, A., Helman, A., & Chan, T. (2017). Podcast Use in Undergraduate Medical Education. Cureus, 9(12). doi: 10.7759/cureus.1930

Connor, S. O., Daly, C. S., Macarthur, J., Borglin, G., & Booth, R. G. (2020). Nurse Education in Practice Podcasting in nursing and midwifery education : An integrative review. Nurse Education in Practice, 47(June), 102827. doi: 10.1016/j.nepr.2020.102827

Coradini, N., Borges, A., & Dutra, C. (2020). Podcasts na educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16), 216–230. doi: 10.21920/recei72020616216230

Dantas-Queiroz, M. V., Wentzel, L. C. P., & Queiroz, L. L. (2018). Science communication podcasting in Brazil: The potential and challenges depicted by two podcasts. Anais Da Academia Brasileira de Ciencias, 90(2), 1891–1901. doi: 10.1590/0001-3765201820170431

De-Lara-González, A., & Del-Campo-Cañizares, E. (2018). El podcast como medio de divulgación científica y su capacidad para conectar con la audiencia. Revista Mediterránea de Comunicación, 9(1), 347. doi: 10.14198/medcom2018.9.1.15

De Fátima Berto, E., & Greggio, S. (2021). As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa. Ilha Do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, 74(3). doi: 10.5007/2175-8026.2021.e79454

Dos Reis, S. C., & Gomes, A. F. (2014). Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: Análise e prática de Letramento Digital1. Calidoscopio, 12(3), 367–379. doi: 10.4013/cld.2014.123.11

Drew, C. (2017). Edutaining audio: an exploration of education podcast design possibilities. Educational Media International, 54(1), 48–62. doi: 10.1080/09523987.2017.1324360

Emerald Publishing. (2021). https://www.emerald.com/insight/

Evans, C. (2008). The effectiveness of m-learning in the form of podcast revision lectures in higher education. 50, 491–498. Computers & Education. doi: 10.1016/j.compedu.2007.09.016

Fernandez, V., Simo, P., & Sallan, J. M. (2009). Podcasting : A new technological tool to facilitate good practice in higher education. Computers & Education, 53(2), 385–392. doi: 10.1016/j.compedu.2009.02.014

Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação (2013). 338 f. Diss. Tese (Doutorado em Educação)-Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

Freire, E. P. A. (2015). Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educacao, 20(63), 1033–1056. doi: 10.1590/S1413-24782015206312

Guedes, V. L. S., & Borschiver, S. (2005). Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. CINFORM - Encontro Nacional de Ciência Da Informação, –18. Retrieved from http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf

Guirao Goris, S. J. A. (2015). Utilidad y tipos de revisión de literatura. Ene, 9(2), 0–0. doi: 10.4321/s1988-348x2015000200002

Hubackova, S., & Golkova, D. (2014). Podcasting in foreign language teaching. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 143, 143–146. doi: 10.1016/j.sbspro.2014.07.376

Husein, S., Saive, R., Jordan, M., & Bertoni, M. I. (2019). Podcasts: An under-utilized form of science communication. Conference Record of the IEEE Photovoltaic Specialists Conference, June 2020, 2464–2466. doi: 10.1109/PVSC40753.2019.8980967

Jesus, W. (2014). Podcast e educação: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 56 f.

Kitchenham, B., Pearl Brereton, O., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., & Linkman, S. (2009). Systematic literature reviews in software engineering - A systematic literature review. Information and Software Technology, 51(1), 7–15. doi: 10.1016/j.infsof.2008.09.009

Lazzari, M. (2009). Creative use of podcasting in higher education and its effect on competitive agency q. Computers & Education, 52(1), 27–34. doi: 10.1016/j.compedu.2008.06.002

Lenharo, R. I., & Cristovão, V. L. L. (2016a). Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação Em Revista, 32(1), 307–335. doi: 10.1590/0102-4698136859

Lima, S. H. de O., & Leocádio, Á. L. (2018). Mapeando a produção científica internacional sobre inovação aberta. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 5(2), 181–208. doi: 10.18226/23190639.v5n2.08

Lu, Y., & de Vries, W. T. (2021). A bibliometric and visual analysis of rural development research. Sustainability (Switzerland), 13(11). doi: 10.3390/su13116136

Machado Junior, C., Souza, M. T. S. de, Parisotto, I. R. dos S., & Palmisano, A. (2016). As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências Da Administração, 111–123. doi: 10.5007/2175-8077.2016v18n44p111

MacKenzie, L. E. (2019). Science podcasts: Analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society Open Science, 6(1). doi: 10.1098/rsos.180932

Maria, K., & Mota, F. (2020). O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. VII Congresso Nacional de Educação. Retrieved from https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5360_26092020221728.pdf

Martin, G. F. S., Boas, A. C. V., Arruda, S. D. M., & Passos, M. M. (2020). Podcasts and the interest by sciences. Investigacoes Em Ensino de Ciencias, 25(1), 77–98. doi: 10.22600/1518-8795.IENCI2020V25N1P77

Martins, J. D. P. N., Galhardo, C. X., Silva, E. R. da, & Santos, V. M. L. dos. (2020). Podcast como inovação nas práticas pedagógicas. Journal on Innovation and Sustainability RISUS, 11(2), 100–112. doi: 10.23925/2179-3565.2020v11i1p100-112

McGarr, O. (2009). A review of podcasting in higher education: Its influence on the traditional lecture. In Australasian Journal of Educational Technology (Vol. 25, Issue 3, pp. 309–321). doi: 10.14742/ajet.1136

Medeiros, M. S. (2006). Podcasting: um antipoda radiofonico. Anais Do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências Da Comunicação, 1–11.

Merhi, M. I. (2015). Factors in fl uencing higher education students to adopt podcast : An empirical study. Computers & Education. 83, 32–43. doi: 10.1016/j.compedu.2014.12.014

Mustaro, P. N. (2010). Proposal of Educational Podcast for Scientific Literacy Classes in Engineering and Computer Science Courses. 40th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. 1–5.

Popova, A., & Edirisingha, P. (2010). How can podcasts support engaging students in learning activities ? Procedia Social and Behavioral Sciences, 2(2), 5034–5038. doi: 10.1016/j.sbspro.2010.03.816

Quintana, D. S., & Heathers, J. A. J. (2021). How Podcasts Can Benefit Scientific Communities. Trends in Cognitive Sciences, 25(1), 3–5. doi: 10.1016/j.tics.2020.10.003

Redalyc. (2021). https://www.redalyc.org/home.oa

Restrepo, M. (2021). La comunicación no es lo que parece. InMediaciones de La Comunicación, 15(2), 27–42. doi: 10.18861/ic.2020.15.2.3008

Rocha, M. B., & Vargas, M. (2015). Study of the Language of Texts of Science. 1–8. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC. Retrieved from http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0874-1.PDF

Saidelles, T., Maria, L., & Santos, A. (2018). A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade. 1–10.

Santos, A. C. O. dos, Almeida, D. dos R. B., & Crepaldi, T. A. A. T. da S. (2020). Comunicação pública e divulgação científica em tempos de Covid-19: ações desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia - Brasil. Revista Española De Comunicación En Salud, 279. doi: 10.20318/recs.2020.5436

Saravia, M., Orejuela, F., & Fukuhara, M. (2020). Valoración del Podcasting en la enseñanza clínica en el área de odontología restauradora. Revista Estomatológica Herediana. 30. doi: 10.20453/reh.v30i2.3762

Schmidt, H. E. (2016). Scientific, technical, and medical podcasting in Korea. Science Editing, 3(1), 43–48. doi: 10.6087/kcse.62

Schreiber, B. E., Fukuta, J., & Gordon, F. (2010). Live lecture versus video podcast in undergraduate medical education: A randomised controlled trial. BMC Medical Education, 10(1). doi: 10.1186/1472-6920-10-68

Scielo. (2021). https://www.scielo.org/

ScienceDirect. (2021). https://www.sciencedirect.com/

Scopus. (2021). https://www.scopus.com

Souza, V. L. De, & Santos, J. F. (2018). Comunicação midiática: Influência, consumo e moda nas redes sociais. In Revista Científica da FASETE (Vol. 1, Issue 2009).

Stefancik, R., & Stradiotová, E. (2020). Using Web 2.0 Tool Podcast in Teaching Foreign Languages. Advanced Education, 7(14), 46–55. doi: 10.20535/2410-8286.198209

Teixeira, D. T. (2019). Directrices para una política de comunicación científica para la Universidad del Estado de Mato Grosso (Brasil). Perspectivas de La Comunicación, 12(1), 135–156. doi: 10.4067/S0718-48672019000100135

Travassos, G. H., Dos Santos, P. S. M., Mian, P. G., Dias Neto, A. C., & Biolchini, J. (2008). An environment to support large scale experimentation in software engineering. Proceedings of the IEEE International Conference on Engineering of Complex Computer Systems, ICECCS, 193–202. doi: 10.1109/ICECCS.2008.30

van Eck, N. J., & Waltman, L. (2014). Visualizing Bibliometric Networks. In Measuring Scholarly Impact. Springer. doi: 10.1007/978-3-319-10377-8_13

VOSviewer. (2021). https://www.vosviewer.com/

Wiggins, B., Leahy, S., Jenkins, K., Smith, J., Arese Visconti, F., Young, T., & Srisupawat, B. (2017). International podcast project: using podcast to enrich and enhance experiences in international education. INTED2017 Proceedings, 1, 2510–2517. doi: 10.21125/inted.2017.0704

Web of Science. (2021). https://www.webofscience.com/

Wordclouds.com. (2021). https://www.wordclouds.com/

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Secção

Artigos