Sebastião Salgado: encontro com a fotografia humanista francesa em Outras Américas

Autores

  • Denise Guimarães-Guedes Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Lívia Maria de Oliveira Furlan Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Comunicação, Fotografia humanista, Sebastião Salgado, Fotografia, Fotografia documental

Resumo

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é conhecido mundialmente pelas imagens humanitárias que registrou ao longo de sua carreira. Com formação em economia, Salgado vivenciou a ditadura no Brasil na década de 1960, fato que o levou a deixar o país com sua esposa e buscar segurança em solo parisiense. A mudança transformou não apenas sua vida pessoal, como fez aflorar o olhar de um dos mais renomados fotógrafos do mundo.  Salgado iniciou seu trabalho de fotojornalismo na França, trabalhou na agência Magnum, além de ter contato com outras grandes agências internacionais de fotografia e com as obras de Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Sabine Weiss, dentre outros fotógrafos, muitos deles representantes da fotografia humanista francesa. Ao longo de sua trajetória, o fotógrafo direcionou sua produção à fotografia documental e, em muitas de suas imagens, a aproximação com alguns dos conceitos da fotografia humanista francesa é perceptível. Este artigo, que compõe parte das pesquisas desenvolvidas pelas autoras, investiga como o humanismo se apresenta na fotografia de Sebastião Salgado, a partir da análise de seu primeiro trabalho autoral publicado no livro “Outras Américas”.

Biografias Autor

Denise Guimarães-Guedes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Comunicação no PPG-COM/Unesp com bolsa CAPES de doutorado sanduíche em Portugal, na Universidade Fernando Pessoa, período de set./2020 a fev./2021. Mestre (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC - da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Bacharel (1997) em Desenho Industrial - Programação Visual (atualmente denominado Design), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Docente nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas: Linguagem Fotográfica, Imagens urbanas e Design Universal.

Lívia Maria de Oliveira Furlan, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Jornalista. Pós-graduanda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Bauru.

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Publicado

2022-12-22