Sebastião Salgado: encontro com a fotografia humanista francesa em Outras Américas

Denise Guimarães-Guedes, Lívia Maria de Oliveira Furlan

Resumo


O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é conhecido mundialmente pelas imagens humanitárias que registrou ao longo de sua carreira. Com formação em economia, Salgado vivenciou a ditadura no Brasil na década de 1960, fato que o levou a deixar o país com sua esposa e buscar segurança em solo parisiense. A mudança transformou não apenas sua vida pessoal, como fez aflorar o olhar de um dos mais renomados fotógrafos do mundo.  Salgado iniciou seu trabalho de fotojornalismo na França, trabalhou na agência Magnum, além de ter contato com outras grandes agências internacionais de fotografia e com as obras de Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Sabine Weiss, dentre outros fotógrafos, muitos deles representantes da fotografia humanista francesa. Ao longo de sua trajetória, o fotógrafo direcionou sua produção à fotografia documental e, em muitas de suas imagens, a aproximação com alguns dos conceitos da fotografia humanista francesa é perceptível. Este artigo, que compõe parte das pesquisas desenvolvidas pelas autoras, investiga como o humanismo se apresenta na fotografia de Sebastião Salgado, a partir da análise de seu primeiro trabalho autoral publicado no livro “Outras Américas”.

Palavras-chave


Comunicação; Fotografia humanista; Sebastião Salgado; Fotografia; Fotografia documental

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