Ambient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencional

Autores

  • Sergio Marilson Kulak Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Rui Torres Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)

Palavras-chave:

Semiótica. Representação, Tribeca Film Festival, Apocalypse Now

Resumo

A publicidade utiliza diferentes estratégias para efetivar seus discursos, incluindo formatos inusitados de veiculação, como é o caso das Ambient Advertisings. Esta pesquisa objetiva compreender como uma peça de Ambient Advertising tem a capacidade de atrair a atenção dos usuários urbanos e produzir sobre eles algum significado. Assim, o problema de pesquisa se configura do seguinte modo: Como a Ambient Advertising desenvolve seus efeitos de sentido para conquistar seu público-alvo? Para responder a esta pergunta recorre-se à semiótica de linha interpretativa peirceana, com base nos conceitos apresentados por C. S. Peirce e seus estudiosos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados advêm da proposta de análise da semiótica aplicada (Santaella, 2018). Como resultados, identifica-se que os efeitos de evocação/sugestão, indicação e, sobretudo, representação são fundamentais para atrair a atenção do receptor.

Referências

Hausman, C. R. (2006). A Semiótica de Peirce aplicada à percepção: O papel dos objetos dinâmicos e dos perceptos na interpretação perceptiva. Cognitio, 7(2), pp. 231-246.

Joly, M. (2007). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70.

Peirce, C. S. (1983). Escritos Coligidos. São Paulo: Abril Cultural.

Peirce, C. S. (1931-35 e 1958). The collected papers of Charles Sanders Peirce. Hartshorne, C.; Weiss, P. e Burks, A. (Eds.) Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 8 vols. [Citado como CP seguido pelo número do volume e número de parágrafo].

Pires, J. B. (1999). Panorama sobre a filosofia de Charles Sanders Peirce. Revista Cultural Fonte, 2(1), pp. 17-33.

Pires, J. B. & Contani, M. L. (2005). Imagem física e qualidade mental: a fotografia vista pela semiótica. Discursos Fotográficos, 1(1), pp.167-182. doi: 10.5433/1984-7939.2005v1n1p167.

Pires, J. B. & Contani, M. L. (2012). O Caráter Normativo da Semiótica para a Organização da Informação e do Conhecimento. In: Cervantes, B. M. N. (Ed.). Horizontes da Organização da Informação e do Conhecimento. Londrina: Eduel. pp. 37-62.

Queiroz, J. (2004). Semiose segundo C. S. Peirce. São Paulo: Educ/Fapesp.

Santaella, L. (2000). A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning.

Santaella, L. (2004). O que é semiótica. 20ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense.

Santaella, L. (2018). Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning.

Silveira, L. F. B. (2007). Curso de Semiótica Geral. Quartier Latin: São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Secção

Artigos