RALOS POÉTICOS NA GEOGRAFIA MUSEAL
Palavras-chave:
educação museal, arte contemporânea, cartografia.Resumo
Este trabalho parte da experiência ocasionada por uma ação educativa que teve base na exposição “A vastidão dos mapas: arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil” cujo acervo ocupou temporariamente o Museu Universitário de Arte, localizado em Uberlândia, Brasil. A ação partiu do convite para se pensar nas intersecções artísticas sobre a cartografia no museu e, a partir disso, fazer dele espaço de descoberta para inaugurar novos mapas provisórios, mundos ainda não descobertos, territórios já ocupados, seja nas frestas de uma parede ou nos ralos que ocupam o chão. Ação que abriu questões sobre a ideia de museu, assim como das relações com o outro e consigo.
Referências
Assef, R. (2004). Cartografia aos 16 anos (da série Atlas). [1 fotografia] 122 x 155,5 cm. Coleção do artista.
Barmak, C. (2018). Na palma da mão. In: Farias, A. A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, 2018. p. 14-20.
Carvalho, D., & Oliveira, V. A. (2015). Aqui a gente faz assim! A mediação no Museu de Biodiversidade do Cerrado. Uberlândia, Brasil: Composer.
Farias, A. (2018). A vastidão dos mapas. In: _______ . A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, p. 14-20.
Freud, S. (2010). O inquietante In: _______ “O homem dos lobos” e outros textos. (P. C. Souza , Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.
Mariani, M., Doria., & Teixeira, R. (Produtores), Dhalia, H. (Diretor). (2006). O cheiro do ralo [Motion Picture]. São Paulo: Branca Filmes; Geração; Conteúdo; Tristero Filmes, Mídia Digital (112 min).
Vries, E. (2018). Cartografia na Coleção Santander Brasil. In: Farias, A. A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, p. 22
Zarif, F. (1989). Europe 3. [Guache sobre papel impresso sobre Eucatex] 149 x 94,5 cm.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).