A teoria do enquadramento nas revistas de Comunicação: uma análise comparativa entre Portugal e Brasil
Palavras-chave:
Enquadramento, Artigos científicos, Pesquisa em comunicação, Portugal, BrasilResumo
Nos últimos anos têm-se multiplicado, no campo da comunicação, os estudos que utilizam o enquadramento (framing), quer do ponto de vista teórico, quer em análises empíricas. Na maioria dos trabalhos é feita uma análise da forma como os media enquadram noticiosamente determinados acontecimentos. Neste trabalho procuramos analisar precisamente o crescimento do uso do enquadramento nos estudos de Comunicação. Para esse efeito procedemos a uma análise quantitativa de 135 artigos científicos publicados em 34 das principais revistas da área da Comunicação editadas em Portugal e no Brasil entre 2007 e 2016. Numa abordagem comparativa, procuramos revelar o peso desta teoria nas publicações dos dois países. Os resultados permitem-nos concluir que nos artigos publicados nas revistas portuguesas e brasileiras o uso da teoria tem aumentado, mas que é nas revistas editadas em Portugal que se verifica, proporcionalmente, um maior esforço de difusão do paradigma, bem como maiores índices de publicação noutros idiomas.
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