A teoria do enquadramento nas revistas de Comunicação: uma análise comparativa entre Portugal e Brasil

Autores

Palavras-chave:

Enquadramento, Artigos científicos, Pesquisa em comunicação, Portugal, Brasil

Resumo

Nos últimos anos têm-se multiplicado, no campo da comunicação, os estudos que utilizam o enquadramento (framing), quer do ponto de vista teórico, quer em análises empíricas. Na maioria dos trabalhos é feita uma análise da forma como os media enquadram noticiosamente determinados acontecimentos. Neste trabalho procuramos analisar precisamente o crescimento do uso do enquadramento nos estudos de Comunicação. Para esse efeito procedemos a uma análise quantitativa de 135 artigos científicos publicados em 34 das principais revistas da área da Comunicação editadas em Portugal e no Brasil entre 2007 e 2016. Numa abordagem comparativa, procuramos revelar o peso desta teoria nas publicações dos dois países. Os resultados permitem-nos concluir que nos artigos publicados nas revistas portuguesas e brasileiras o uso da teoria tem aumentado, mas que é nas revistas editadas em Portugal que se verifica, proporcionalmente, um maior esforço de difusão do paradigma, bem como maiores índices de publicação noutros idiomas.

Biografias Autor

Rafael Mangana, LabCom - Universidade da Beira Interior

Rafael Mangana é licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Atualmente desenvolve o seu doutoramento na mesma instituição e é investigador na unidade de investigação LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades (http: //www.labcom- ifp.ubi.pt). É, também, chefe de redação do Urbi et Orbi (http://www.urbi.ubi.pt), jornal online da Universidade da Beira Interior. A sua principal linha de investigação centra-se na aplicação da teoria do enquadramento à crise de refugiados na Europa.

Valeriano Piñeiro-Naval, LabCom - Universidade da Beira Interior

Valeriano Piñeiro-Naval é licenciado em Publicidade e Relações Públicas (Universidade de Vigo) e Comunicação Audiovisual (Universidade de Salamanca). Europeus Doutor em Comunicação Audiovisual, Revolução Tecnológica e Mudança Cultural na Universidade de Salamanca, é membro integrado na unidade de investigação LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas (http: //www.labcom-ifp.ubi. pt) da Universidade da Beira Interior, onde goza de uma bolsa de pós-doutoral nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal. É também membro oficial do Observatório do Conteúdo Audiovisual (http://www.ocausal.es), Grupo de Pesquisa Reconhecida da Universidade de Salamanca; e trabalhou na Universidade Rey Juan Carlos (Madrid) como investigador contratado no Projeto Europeu INFOCORE (http://www.infocore.eu). A sua principal linha de pesquisa centra-se na análise de conteúdo de portais municipais de diferentes pontos de vista: conteúdo cultural e turístico e web design.

Ricardo Morais, LabCom - Universidade da Beira Interior

Ricardo Morais é Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde leciona Jornalismo Radiofónico e Televisivo. É investigador do projeto “Remedia.Lab - Regional Media Lab & Incubator” e foi bolseiro de investigação dos projetos “Public and Private in Mobile Communications” e “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media Portugueses”, ambos desenvolvidos no Laboratório de Comunicação Online. É membro da unidade de investigação LABCOM.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, onde integra o grupo “Comunicação e Media”. Tem centrado a sua pesquisa e publicação no campo do jornalismo, novos media, participação e comunicação política. É co-autor do livro “Anões aos Ombros de Gigantes: Desafios Contemporâneos da Comunicação de Ciência”, publicado em 2016 na coleção Media e Jornalismo da editora Livros Horizonte. É autor e co-autor de diferentes artigos e capítulos nas diferentes áreas da comunicação.

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Publicado

2020-07-23

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Artigos