Manifesto Iconomista (para a crítica filológica da economia política)
Palavras-chave:
Iconomia, Economia Política Digital, FilologiaResumo
A retomada do núcleo lógico-histórico-ético da obra maior de Marx representa hoje uma oportunidade de repensamento sem cair na comiseração pelo fim (auto-infligido?) da “pink tide” mas resgatando e valorizando a plasticidade das novas formas de criação de valor, produção e distribuição alinhando-se a uma nova visão de mundo e, portanto, de relação digital entre Mercadoria, Dinheiro e Capital. A dimensão “iconômica” (a meio caminho entre material e imaterial) transforma a luta de classes numa disputa etno-gramatical entre “categorias”, a proposta é perverter/converter/reverter os mecanismos capitalistas decodificados em programas de intervenção digital coletiva na lógica das “formas elementares” do valor. Essa derivação a partir da leitura de Marx permitirá, numa época de digitalização dos meios de produção e das relações sociais, tropicalizar o mundo através de uma visão perspectivada pela ética da diversidade, da pós-humanidade e da sustentabilidade. Por uma nova etapa de emancipação digital.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).