CAMINHANDO PELA CIDADE: ACENTUANDO SENTIDOS ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA
Palavras-chave:
Produção de Sentidos, Comunicação Urbana, Cidade, Realidade Aumentada, flâneurResumo
O presente artigo aborda a temática sobre produção de sentidos e realidade aumentada (RA), seus conceitos, seu histórico e desdobramentos no contexto do ambiente urbano. Se o ser humano percebe o mundo de forma multissensorial relacionando o cotidiano urbano e a percepção através dos sentidos humanos, como esses sentidos podem ser acentuados através da tecnologia de RA? É a pergunta que norteia este trabalho. Metodologicamente, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e apresentação de dois exemplos de aplicativos pro celular, o City AR e o AR City Map. Observou-se que esta nova forma de “sentir” a cidade pode permitir que as pessoas caminhem pela cidade e tenham uma experiência diferenciada ao absorver suas singularidades através da arquitetura, por meio da textura, do cheiro, do barulho e do paladar, além de ser um artifício que pode servir como um guia turístico virtual da cidade apontando caminhos e pontos de interesse aos usuários.Referências
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