New Identities for a 'New Middle Class': Media Incitements to Class Subjectivity in Brazil, 2008-2012 [PT] Novas Identidades para uma 'Nova Classe Média': Incitações Midiáticas à Subjetividade de Classe no Brasil, 2008-2012

Autores

  • Benjamin Junge Departamento de Antropologia - State University of New York at New Paltz
  • Pamella Liz Nunes Pereira
  • Raisa Lassance Chiarelli

Palavras-chave:

campanhas publicitárias, consumo, cultura popular, identidade, midiatização, nova classe média

Resumo

Nosso estudo examina as representações midiáticas da chamada "nova classe média" durante o período 2008-2012, durante o qual a esfera pública transbordou com imagens de novos estilos de vida e futuros, e brasileiros "outrora pobres" foram convidados a se verem como membros de um setor demográfico ostensivamente novo pelas campanhas publicitárias nacionais e em relatos jornalísticos mainstream. Enquanto isso, através da televisão, filmes e música, os brasileiros foram expostos a variadas histórias de mobilidade socioeconômica, geralmente ligadas ao amor, sexo e consumo. Através de uma revisão detalhada dos estudos existentes sobre representações em campanhas de mídia e publicidade, refletimos sobre padrões de representação recorrentes, argumentando sua importância na construção de novas subjetividades de classe para camadas populares. Nosso artigo busca capturar as intensas formações discursivas que floresceram durante um período relativamente curto de estabilidade política e econômica.

 

 

Biografia Autor

Benjamin Junge, Departamento de Antropologia - State University of New York at New Paltz

Benjamin Junge é Associate Professor no Departamento de Antropologia na State University of New York at New Paltz, com foco em pesquisa e ensino sobre vida urbana, mobilidade de classes e justiça social no Brasil e em outros lugares da América Latina.

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Publicado

2023-05-11

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Artigos