A Palavra Design

Autores

  • Catarina Grácio de Moura Universidade da Beira interior

Palavras-chave:

Polissemia, Ambiguidade, Intenção, Artificial, Design.

Resumo

Este texto centra-se na análise e exploração da palavra Design, interpelando algumas das possíveis associações abertas pela sua origem etimológica, polissemia e aparentemente intrínseca vocação para a ambiguidade, e procurando na expressão histórica do território semântico que a ele conduz um contributo para melhor compreender o modo como, tanto enquanto conceito como enquanto prática, se tem vindo a processar a sua impressão cultural. A relevância de uma reflexão como a que aqui se propõe radica na inevitável constatação da omnipresença quotidiana do Design nas nossas vidas e de como, subtil ou explicitamente, este condiciona, hoje, todo o tipo de experiências humanas sem que a sua natureza pervasiva traduza, no entanto, uma percepção igualmente generalizada da sua acção ou do seu valor. A relação com o Design tende, por isso, a pautar-se pelo desconhecimento não só da (real e potencial) dimensão do seu impacto (e, com ela,  do tipo de responsabilidades — económicas, sociais, políticas, ambientais,… — a que não pode nem deve furtar-se), mas também das múltiplas dimensões e dos profundos significados que tem vindo a assumir no mundo contemporâneo. Consequentemente, compreendê-lo torna-se, cada vez mais, tão importante como explicá-lo e integrá-lo, de modo a contribuir para a criação de uma necessária — se não mesmo urgente — cultura do Design.


Referências

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Publicado

2019-09-11

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Artigos