A Palavra Design
Palavras-chave:
Polissemia, Ambiguidade, Intenção, Artificial, Design.Resumo
Este texto centra-se na análise e exploração da palavra Design, interpelando algumas das possíveis associações abertas pela sua origem etimológica, polissemia e aparentemente intrínseca vocação para a ambiguidade, e procurando na expressão histórica do território semântico que a ele conduz um contributo para melhor compreender o modo como, tanto enquanto conceito como enquanto prática, se tem vindo a processar a sua impressão cultural. A relevância de uma reflexão como a que aqui se propõe radica na inevitável constatação da omnipresença quotidiana do Design nas nossas vidas e de como, subtil ou explicitamente, este condiciona, hoje, todo o tipo de experiências humanas sem que a sua natureza pervasiva traduza, no entanto, uma percepção igualmente generalizada da sua acção ou do seu valor. A relação com o Design tende, por isso, a pautar-se pelo desconhecimento não só da (real e potencial) dimensão do seu impacto (e, com ela, do tipo de responsabilidades — económicas, sociais, políticas, ambientais,… — a que não pode nem deve furtar-se), mas também das múltiplas dimensões e dos profundos significados que tem vindo a assumir no mundo contemporâneo. Consequentemente, compreendê-lo torna-se, cada vez mais, tão importante como explicá-lo e integrá-lo, de modo a contribuir para a criação de uma necessária — se não mesmo urgente — cultura do Design.
Referências
BRAGANÇA DE MIRANDA, J. (2003). “O Design como Problema”, in Damásio, J. (Org.). Autoria e produção em televisão interactiva, Lisboa: Programa Media/ULHT, pp. 82 e ss.
CALÇADA, A. et al. (Coord.), (1993). Design em aberto. Uma antologia, Lisboa: Centro Português de Design.
FLUSSER, V. (2010). A Filosofia das Coisas. Lisboa: Edições 70.
MACHADO, J. P. (1995). Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (com a mais antiga documentação escrita e conhecida de muitos dos vocábulos estudados), 7ª Ed., Lisboa: Livros Horizonte.
MARGOLIN et al. (Ed.), (2000). The Idea of Design, Cambridge, Mass.: The MIT Press.
MUMFORD, L. (2001). Arte e Técnica, Lisboa: Edições 70.
PAIVA, F. (2004). O que representa o Desenho?, Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica, Covilhã: Universidade da Beira Interior.
PAIXÃO, P. (2008). Desenho. A Transparência dos Signos, Lisboa: Assírio & Alvim.
ZIMMERMANN, Y. (1998). Del Diseño, Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).