A gravura a topo e a publicação ilustrada na construção de uma prática oficinal de valorização do comércio local
Palavras-chave:
Gravura a topo, Ilustração, Casa Soleiro, revista O OccidenteResumo
Este artigo foi construído a partir do workshop - Casa Soleiro, realizado em contexto académico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em 2016, onde se tentou resgatar uma prática oficinal – a gravura de topo e a sua aplicação histórica à publicação ilustrada. Durante uma semana, um grupo de estudantes, professores e convidados trabalharam em diferentes campos disciplinares, entre os quais a gravura de topo, a ilustração e o design editorial, segundo uma perspetiva oficinal de partilha e confrontação de ideias e materiais guiados por um problema coletivo.
O objectivo foi perceber até que ponto a gravura a topo e a ilustração podem representar e refletir a cidade contemporânea e em particular a predação imobiliária e do património do comércio local do Porto.
A Casa Soleiro, foi escolhida como símbolo de um Porto em extinção. Ela é o tubo de ensaio para a construção de imagens impressas onde se experimenta uma técnica obsoleta e são disseminadas através de um suporte editorial ilustrado que tenta mimetizar as suas origens dos finais do século XIX e inícios do século XX. Uma forma de actuação oficinal e colectiva com um propósito claro de resgatar – ferramentas, metodologias de trabalho, materiais, publicações ou narrativas materiais e imateriais locais.
Referências
SOARES, E. – Evolução da Gravura de Madeira em Portugal – Séculos XV a XIX). Lisboa: Publicações Culturais da CML (1951)
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).