Crise do jornalismo, transparência e fixação da crença em ambiente de negacionismo e desinformação
Resumo
O artigo propõe reflexões sobre a crise do jornalismo, entendido como mediação qualificada frente à realidade caótica dos acontecimentos e seus desdobramentos no ambiente digital. Com lastro em breve análise de conteúdos produzidos por veículos que compõem o Projeto Credibilidade sobre a ineficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, postula-se que ao adotar indicadores de credibilidade eles promovam transparência no método jornalístico. A discussão é iluminada, em especial, pela Teoria Geral dos Signos, de Peirce, da qual decorre a hipótese, em construção, de que a transparência, constituída como legi-signo na “semiose da notícia”, pode legitimar o método jornalístico por meio de um movimento que transita entre as formas de fixação da crença. Preliminarmente, é possível inferir a pertinência heurística da proposta, a partir do seu arranjo teórico-metodológico, mas seu cotejamento com o Projeto Credibilidade denota limites para sua realização em iniciativas dessa natureza.
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